Responsabilidade civil por abandono afetivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (825 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera-Uniderp





Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes







PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITO DE FAMILÍA E DAS SUCESSÕES / TURMA 3





DA RESPONSABILIDADE CIVIL PORABANDONO AFETIVO










DÉBORA DE MEDEIROS PASSARELLA OLMOS











OLÍMPIA / SP
2012


1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo explanar sobre umtema atual e que vem ganhando campo no Direito brasileiro. A dignidade da pessoa humana é o que vem funcionalizando todos os institutos jurídicos à fim de que se efetive o referido direito como o valorprincipal.

2. DO DANO AFETIVO
O dano civil, conforme Sílvio de Salvo Venosa, pressupõe uma ofensa e diminuição do patrimônio, ou também, “todo prejuízo resultante da perda, deterioração oudepreciação de um bem.” (VENOSA, Sílvio de Salvo. Direito Civil: responsabilidade civil. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2005, v. IV, p. 269).
Entretanto, a Constituição Federal não protege somente opatrimônio do indivíduo, mas também a própria pessoa e sua dignidade, portanto o dano civil pode atingir a honra, integridade moral, dignidade, estabelecido como ‘dano moral’.
Fundada na culpaou no risco de produzi-la, objetiva ou subjetivamente, havendo um dano e o seu nexo de causalidade entre a conduta e o resultado, o Código Civil estabelece o dever de repará-lo. Esta é aresponsabilidade civil propriamente dita. Todo aquele que causar dano a outrem, fica obrigado a reparar.
Os ditames legais estão nos artigos186 e 927 do Código Civil.
Neste diapasão, o dano AFETIVOfoi enquadrado no gênero dos danos morais, e pressupõe uma conduta que atinja a criança ou adolescente, causando-lhe um dano, uma desestrutura psicológica, moral, sentimental e algumas vezes atéfisiológica, em virtude de uma conduta comissiva ou omissiva daquele que é seu responsável, pai ou mãe, descumprindo direitos-deveres inerentes do poder familiar.
Esta conduta confronta muitas...
tracking img