Ciclo menstrual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciclo Menstrual
O ciclo menstrual é controlado pelo HHO – eixo hipotálamo – hipófise – ovariano. A produção hormonal sempre será controlada por esse eixo. Se tiver o ciclo hormonal alterado, é porque tem a liberação hormonal desregulada.
O hipotálamo, entre os hormônios que ele produz, produz um hormônio chamado GnRH – Hormônio liberador de Gonadotrofinas Hipofisárias. O hormônio sai dohipotálamo e chega na hipófise através do sistema porta. Na hipófise, ele irá estimular a produção através da adeno-hipófise de LH ou FSH. O FSH vai para o ovário e faz com o que o ovário produza nas células da granulosa um hormônio que se chama estradiol. O LH vem no ovário e faz com que nas células da teca o ovário produza outros dois hormônios, a testosterona e a progesterona. Uma vez produzidosesses hormônio o organismo tem que fazer com que o eixo seja controlado, o controle do eixo é chamado de Feedback. Uma vez produzido os hormônios estradiol, progesterona e testosterona, o ovário manda um sinal para a hipófise para parar a produção de GnRh. Ele fez um feedback negativo. Também tem outro controle, uma vez produzido FSH e LH, esse hormônios fazem feedback negativo para parar aprodução de GnRH. Tem um terceiro controle, quando o GnRH é produzido em concentração mais alta, o próprio GnRH faz um feedback negativo dentro do hipotálamo nele mesmo. São 3 feedbacks negativos de controle hormonal. O primeiro deles é chamado alça longa, do ovário para o hipotálamo. Tem o segundo, que é chamado de alça curta, da hipófise para o hipotálamo. E tem o terceiro chamado alça ultracurta, dohipotálamo para ele mesmo.
O mesmo hormônio, que é o GnRh , irá estimular a produção de dois hormônios. A hipófise saberá qual hormônio a ser produzido através do pulso, que inclui frequência e amplitude . Através da frequência e da amplitude da liberação de GnRH a hipófise irá saber qual hormônio será produzido, ou seja, FSH ou LH.
Se tiver frequência maior com amplitudes menores é liberadoFSH. E se tiver frequência menor com amplitude maior é liberado LH. O GnRH para produzir um feedback positivo tem que ser liberado em pulsos.
O ovário da mulher é formado completamente com 8 semanas de gestação. A partir daí, as ovogônias começam a sofrer um processo de mitose. E elas chegam ao limite máximo de folículos primordiais na 20ª semana de gestação. Uma gravidez normal dura de 37 a42 semanas. Quando uma mulher ainda é feto, no meio da gravidez , ela tem o máximo do número de folículos, que vai variar entre 6 e 7 milhões de folículos. A partir daí, a grande maioria dos folículos começa um processo de atresia intrínseca, sem controle hormonal nenhum. Começa a diminuir o número de folículos primordiais, e diminuem tanto que no nascimento, esse número que era de 6 a 7 milhões,passa a ser de 1 milhão e meio a 2 milhões e meio de folículos. Entre a 20ª e a 42ª tem uma queda absurda do número de folículos. Eles continuam diminuindo, continuam entrando em processo de atresia folicular autócrina sem nem ter evoluído. Eles continuam a diminuir até que chega a menarca, que é a primeira menstruação, onde a mulher irá ter em torno de 300 mil a 450 mil folículos apenas. Desde a20ª semana de gestação o número de folículos irá diminuir através do controle do próprio ovário, não tendo envolvimento hormonal nenhum. Não tem envolvimento hormonal nenhum porque o GnRH está sendo liberado de forma contínua. *Eles passam de folículo primordial a atrésico através da atresia folicular autrócrina diretamente, sem passar pelo desenvolvimento antral e ovulatório, em todas as fases devida da mulher. Se é igual para todas as mulheres, mostra que é um controle do próprio ovário, não envolvendo hormônio, que poderia variar de pessoa para pessoa.
Um menino e uma menina aos 7 anos de idade, possuem praticamente as mesmas caracteríscas, por não possuírem caracteres sexuais secundários. O eixo hipotálamo-hipófise-ovário tanto no menino (?) quanto na menina, estarão parados. E...
tracking img