Projeto de redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ATENAS MARANHENSE - FAMA
CURSO TECNOLOGO EM REDES DE COMPUTADORES
DISCIPLINA PROJETO INTEGRADOR III




João Antunes Lapa Filho
Sérgio Emílio Lindoso Lima
Pedro Emanuel Azevedo Medeiros
Thales Matos
Danilo Silva
Carlos Jean da Silva




ROTEAMENTO







São Luis-Ma
2012
João Antunes Lapa Filho
Sérgio Emílio Lindoso Lima
PedroEmanuel Azevedo Medeiros
Thales Matos
Danilo Silva
Carlos Jean da Silva


ROTEAMENTO



Trabalho apresentado ao Curso de Tecnólogo em Redes de Computadores da Faculdade Atenas Maranhense – FAMA, para obtenção da primeira nota parcial do professor George Nogueira da disciplina Projeto Integrador III.




São Luís
2012
SUMÁRIO

INTRUDUÇÃO 04
O papel doRoteador em uma rede de computadores 04
Verificando as Configurações do TCP/IP usando a interface gráfica 06
Verificando as configurações do TCP/IP usando o comando Ipconfig 07
Explicando Roteamento – Exemplo prático 08
Tipos de Roteamento 10
Roteamento Interno 10
Roteamento Externo 11
Protocolos de Roteamento Interno 11
RIP 11
IGRP 12
EIGRP 12
OSPF 12Protocolo de Roteamento Externo 14
BGP 14
CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16








04
04
INTRODUÇÃO
A Internet É uma coleção de redes interconectadas, e os pontos de ligação são os roteadores. Estes, por sua vez, estão organizados de forma hierárquica, onde alguns roteadores são utilizados apenas para trocar dados entre grupos de redes controlados pelamesma autoridade administrativa; enquanto outros roteadores fazem também a comunicação entre as autoridades administrativas. A entidade que controla e administra um grupo de redes e roteadores chama-se Sistema Autônomo.
Apresentaremos o protocolo TCP/IP e qual o seu papel em uma rede de computadores. Mostraremos os princípios básicos do sistema de numeração binário. Também será mostrado comorealizar cálculos simples e conversões de Binário para Decimal e vice-versa. Feita a apresentação das operações básicas com números binários, vimos como o protocolo TCP/IP, através de cálculos binários e, com base na máscara de sub-rede (subnet mask), determina se dois computadores estão na mesma rede ou fazem parte de redes diferentes. falaremos sobre o endereçamento IP. Mostrarei que, inicialmente,foram definidas classes de endereços IP. Porém, devido a uma possível falta de endereços, por causa do grande crescimento da Internet, novas alternativas tiveram que ser buscadas. Nesta parte iniciarei a abordagem sobre Roteamento. Falarei sobre o papel dos roteadores na ligação entre redes locais (LANs) para formar uma WAN. Mostrarei alguns exemplos básicos de roteamento.

O PAPEL DO ROTEADOREM UMA REDE DE COMPUTADORES

Vimos, que a máscara de sub-rede é utilizada para determinar qual “parte” do endereço IP representa o número da Rede e qual parte representa o número da máquina dentro da rede. A máscara de sub-rede também foi utilizada na definição original das classes de endereço IP. Em cada classe existe um determinado número de redes possíveis e, em cada rede, um número máximode máquinas (veja Parte 3). Com base na máscara de sub-rede o protocolo TCP/IP determina se o computador de origem e o de destino estão na mesma rede local. Com base em cálculos binários, o TCP/IP pode chegar a dois resultados distintos.
05
05
O computador de origem e o computador de destino estão na mesma rede local. Neste caso os dados são enviados para o barramento da rede local. Todos oscomputadores da rede recebem os dados. Ao receber os dados cada computador analisa o campo Número IP do destinatário. Se o IP do destinatário for igual ao IP do computador, os dados são capturados e processados pelo sistema, caso contrário é simplesmente descartado. Observe que com este procedimento, apenas o computador de destino é que efetivamente processa os dados para ele enviados, os demais...
tracking img