Projeto de radio na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A3- Resumindo- Projeto de Rádio.

i) Tema da proposta;

- Inclusão da Diversidade.
ii)                   Público a ser envolvido - turma (série/ano), professores, coordenadores, a escola, a comunidade;
- Alunos do Ensino Fundamental Ciclo II, e Ensino Médio.
iii)                 Mídias a serem utilizadas (além do rádio, se for o caso);
-Além do Rádio serão usadoselaboração de texto impresso para produção de roteiros e blog na internet para divulgar o áudio , textos, fotografias , gravuras (charges) e vídeos.
iv)                 Objetivos (descrever o foco de aprendizagem que pretende propiciar aos alunos);
- Preparar os alunos para o convívio respeitoso com a diversidade cultural, étnica, sexual, religiosa e com as mais diversas condições humanas tais comoa inclusão das pessoas com necessidades especiais e as pessoas da terceira idade, fortalecer a cidadania e o respeito e a solidariedade, oferecer oportunidade de sociabilização. Desenvolver habilidades e competências relacionadas à comunicação e expressão em suas variadas formas de linguagem. Compreender conteúdos relacionados aos assuntos tratados nas mais diversas disciplinas, interpretar dadosestatísticos e informações científicas das mais diversas áreas.
v)                  Justificar o porquê deste objetivo e como a utilização das tecnologias escolhidas pode reforçá-lo;
- A sociedade brasileira é plural por excelência, sendo reconhecida hoje pela nossa legislação a necessidade do respeito à diversidade em sua amplitude. As políticas públicas e mesmo a gestão dasempresas públicas e privadas tem contemplado a necessidade da inclusão da diversidade, para muitos gestores a diversidade cultural, racial, étnica, religiosa e sexual é uma riqueza que deve ser respeitada e valorizada. Reconhecer que somos diferentes em nossas especificidades porém iguais na essência é a melhor forma para educar para a cidadania e para a convivência pacífica, e para a construção de ummodelo de desenvolvimento sustentável e que contemple a responsabilidade social, resumindo, educar para a diversidade é educar para a cidadania. O rádio, junto com as outras mídias, entre elas o blog, possibilita o desenvolvimento de habilidades e competências diversas, que extrapolam as da linguagem, além de oferecerem oportunidade para o desenvolvimento de conteúdos diversos, o que favorece ainterdisciplinaridade e o protagonismo dos alunos.
vi)                 Metodologia (como fazer);
Elaboração de roteiros envolvendo produção de entrevistas diversas, pesquisa e seleção de músicas, e pesquisas relativas aos temas propostos que são os seguintes e os seus correspondentes programas quinzenais.
- Diversidade étnica-racial . ´ Muitas cores de um povo ´.
- Diversidade cultural. ´Diversas formas de viver uma vida´
- Diversidade religiosa. ´ Várias maneiras de crer e amar o próximo´
- Inclusão de pessoas com necessidades especiais. ´ Somos todos frágeis separados e fortes unidos´
- Condição da Mulher. ´ Sexo frágil! Onde? ´
- Diversidade Sexual. ´ Várias formar de amar´.

vii) Atores e papéis que deverão desempenhar;
- A equipe de gestão escolar deverá forneceros equipamentos necessários ( computadores, aparelhagem de som, câmeras fotográficas, laboratório de informática, etc..), bem como os espaços físicos necessários, produzindo junto com alunos e corpo docente o cronograma e as normas para o uso dos mesmos, bem como o cumprimento das exigências legais, tais como a autorização de familiares para excursões, pesquisas extra-classe e entrevistas comterceiros.
- Os professores orientarão os alunos, com o apoio da equipe gestora e os familiares dos alunos, sendo atribuição dos mesmos avaliação dos resultados obtidos, dentro dos objetivos traçados.
- Os alunos produzirão roteiros de entrevistas, produção de textos, fotografias, gravuras e vídeos, bem como pesquisas de dados diversos, tanto de dados estatísticos, músicas, estudos científicos...
tracking img