Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
| |
|FACULDADE ANCHIETA |
|PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL|
|FERNANDA APARECIDA DE ALMEIDA |

EMOÇÕES QUE ADOECEM

São Bernardo do Campo

2011

EMOÇÕES QUE ADOECEM

INTRODUÇÃO
Buscando compreender como lidar e prevenir as doenças emocionais do trabalho, ea importância que qualidade de vida possui nestas situações. o presente trabalho trará informações do mundo da psicologia, especificamente do universo das emoções, com o intuito de enriquecer o que há muito já vem sendo pesquisado: a saúde ocupacional.
Observa-se que pelas mudanças que vem ocorrendo nos últimos anos, o ambiente organizacional é afetado e estimulado a sobreviver em umacompetitividade acirrada em que ocorre a busca constante pela produtividade e qualidade total, o alcance de melhores resultados e o maior aproveitamento de seus recursos humanos.
Isso faz com que as Organizações tracem novas estratégicas e encontrem possibilidades de sobrevivência em seu ramo de atuação, garantindo subsídios para a sua expansão.
Atualmente já reconhecem a importância doconhecimento e do capital humano para alcançar seus objetivos, o entendem como um recurso estratégico para ultrapassar obstáculos, mas com isso os talentos se sobrecarregam ainda mais com as responsabilidades delegadas e o alcance de resultados que garantem: o seu emprego e o seu destaque no ambiente organizacional.
Diante disso, profissionais dedicam-se constantemente as rotinas detrabalho, e estas lhe consomem mentalmente e fisicamente, e muitas vezes adoecem por não saberem administrar suas emoções e sentimentos, ainda porque vive-se em uma sociedade que só se preocupou com o campo intelectual, e hoje encontra dificuldades ao lidar com as emoções.
Tem-se por indagação: como cuidar do equilíbrio emocional evitando-se doenças como estresse, depressão, ansiedade esíndrome de burnout no ambiente de trabalho e quais os fatores ambientais que influenciam este cenário?
Entre as possíveis soluções destaca-se a promoção da saúde através de programas de qualidade de vida e fatores motivacionais que além de contribuir para os resultados da Organização, estimulam os colaboradores a trabalharem com mais entusiasmo e dinamismo os favorecendo também em seus objetivospessoais.
Além disso, os profissionais necessitam conhecer e reconhecer suas emoções, e principalmente saber como administrá-las e as Organizações por sua vez precisam identificar e monitorar essas situações, trabalhando de maneira preventiva e repensando valores e principalmente sua cultura organizacional.
Diante disso o tema a ser pesquisado tende a conscientizar e a colaborarcom profissionais que se deparam com esta situação, que desconhecem as doenças, seus sintomas, possíveis causas e principalmente seus efeitos e principalmente a conscientização para empresas que muitas vezes não valorizam a saúde e o bem estar de seus profissionais.

OBJETIVOS
O trabalho tem como objetivo Investigar as principais causas das doenças emocionais no âmbito organizacional, equais as soluções encontradas por parte das Organizações para sanar estes problemas e não prejudicar seus interesses, mas também visar pela saúde de seus colaboradores.
Acreditando que as principais causas das doenças emocionais no âmbito organizacional ocorrem devido ao acúmulo de responsabilidades, más condições de trabalho, o alcance de metas e principalmente fatores ligados à cultura...
tracking img