Eletromagnetismos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1208 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DR. ARTUR – SALA ANEXA EUCLIDES DA CUNHA

ENSINO MÉDIO

Eletromagnetismo



Docente: Adilson Pereira da Silva
Dicente: Renato Rodrigues de Sena
Greicieli Medanha Borges

Juína- MT/2010
DR. ARTUR – SALA ANEXA EUCLIDES DA CUNHA

ENSINO MÉDIO

Eletromagnetismo

Trabalho avaliativo de Física 2º Bimestre

Docente: Adilson Pereira da Silva
Discentes: RenatoRodrigues de Sena
Greicieli Medanha Borges
Turma: 3º ano “K”
Disciplina: Física

Juína- MT/2010
Introdução
Como o próprio nome já diz eletromagnetismo é qualquer fenômeno que envolva eletricidade e magnetismo pode ser considerado um fenômeno eletromagnético.
Não podemos falar sobre eletromagnetismos sem falarmos antes de um elemento importante que é o imã, material ferromagnéticocom capacidade de atrair ou repelir outros materiais ferromagnéticos.
A maioria dos imãs que vemos hoje é artificial, mas embora muito difíceis de serem encontrados temos também o imã natural que a chama pedra de magnetita.
Todo material magnético possui a sua volta uma força chamada campo magnético capaz de causar algum efeito em matérias ferromagnéticos que se aproxime, ou seja, atraindo paraperto ou repelindo para longe.
Mas em 1820, o físico dinamarquês descobriu que toda corrente elétrica gera, no espaço que a envolve, um campo magnético, mas isso pode gera uma presente duvida, existirá dois tipos de campo magnético? Não, pois todo campo magnético é gerado por cargas elétricas em movimento.
Faraday em 1831 acreditava que a corrente elétrica fosse um fluido, então supôs que ocampo magnético deveria ter algum tipo de movimentação ou variação, que provocasse o movimento daquele fluido, foi essa hipótese que levou a descoberta da indução eletromagnética.


Eletromagnetismo

Os imãs são corpos ferromagnéticos com propriedades de atrair materiais ferromagnéticos e atrair ou repelir outros imãs.
Embora existam imãs de diferentes formas todos apresentam dois pólosdistintos bem localizados; norte e sul. Não apenas a forma geométrica do imã que localiza seu pólo, ele depende da maneira que adquirir seu magnetismo, não existe pólos magnéticos isolados, quando o imã se quebra ele origina novos imãs; norte e sul.
O imã produz a sua volta uma força que ficou conhecida como campo magnético, esse campo magnético pode ser visualizado a partir de figuras formadas porlimalhas de ferro espalhadas sobre uma folha de papel apoiada sobre um imã, elas dão ideia da influencia do imã na região que esta imersa.
Segundo Oersted toda corrente elétrica gera no espaço que a envolve, um campo magnético.
Não existe dois tipos de campo magnético como um produzido por imã e outro por corrente elétrica. Um fio retilíneo muito longo e percorrendo por corrente elétrica em seuretorno estabelece um campo magnético. Considere uma espira, isto é, um fio condutor com forma de uma circunferência.
O campo magnético no interior de uma bobina longo, bobina é um fio condutor enrolado em espiras iguais uma ao lado da outra e igualmente espaçados.
Podemos fabricar um imã utilizando uma pilha e um fio condutor, para isso, enrolamos um fio de cobre no prego de ferro, formandouma bobina, o prego liga ate a pilha e atrai a limalha de ferro.
Ao desligar o fio da pilha o prego de ferro comum se desmagnetiza e a limalha desprende, construímos um eletroímã.
Os componentes essenciais de uma campainha elétrica é um eletroímã em forma de uma lamina de ferro ligada a uma lamina de elástico que pode girar em torno do ponto, um martelo, um sino. Ao apertarmos o botão fecha ocirculo elétrico e o eletroímã, percorrendo uma corrente que atraias laminas e o martelo bate no sino produzindo o barulho.
O tubo de imagem de uma televisão possui um filamento metálico, quando aquecido pela paisagem de uma corrente elétrica libera elétrons, os elétrons são acelerados por um campo elétrico e incidem no centro da parte internada tela. O ponto onde os elétrons incidem emite luz...
tracking img