Projeto de pesquisa leitura na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EDUCAÇÃO A DISTANCIA BENEFICIA MILHÕES

Ezequir José Broca
Escolhi uma reportagem da uma série feita pelo Jornal Nacional sobre educação a distancia no ano de 2009. A reportagem mostra que em cinco anos o método a distancia beneficiou 16 mil professores do ensino básico que só tinham o ensino médio.
O vídeo começa com os jornalistas e apresentadores do Jornal Nacional, colocando em foco aeducação a distancia no país, o qual eles se referem como um país gigantesco onde faltam professores. A reportagem mostra como isto é possível, através do repórter Alan que participa e narra muito bem, detalha com excelente imagem, áudio e o mesmo se refere a uma sala de educação a distancia no estado do Amazonas, em que o curso é educação física. O vídeo mostra também Olavo Fontes, índio da etniaTucano, onde a dança é a conexão dele com o passado. Olavo relata que ele é prova de que o futuro chegou à sua aldeia. Descreve o seu trajeto até a sala de aula, através de barco e de ônibus percorre outro longo trajeto atrás de seu diploma universitário.
O vídeo mostra como são as aulas, fala sobre a presença do tutor para esclarecimentos de dúvidas simples. Perguntas são enviadas pelocomputador e resposta vem pela TV, afirmando a interatividade entre aluno e professor. Tudo isso acontece em um pedaço do Amazonas, aonde só se chega pela água ou por avião. No Amazonas as pessoas descobriram que tempo e espaço não são mais limites para o conhecimento. Com a chegada da educação à distancia ao estado qualificou 16 mil professores do ensino básico que só tinham acesso ao nível médio. Afirmaa reitora da Universidade do Amazonas, Marilene Correia, que com a estrutura que tinham levariam 72 anos para realizar a tarefa de formação, entretanto tudo foi possível através da tecnologia.
Conforme consta na reportagem a educação à distancia surgiu no século XIX. Com 150 anos a Universit of London é a pioneira nessa forma de ensino, produzindo cinco prêmios Nobel, sendo seu mais ilustre alunoo ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, fez o curso de Direito por correspondência na prisão. Até mesmo na Segunda Grande Guerra Mundial, soldados americanos estudavam a distancia.
No Brasil essa modalidade de ensino, teve seu inicio também no século XIX, aonde se aprendia datilografia por correspondência, mais tarde as aulas eram transmitida por radio e o mesmo aparelho virou tema decurso. Pessoas começaram a montar seu próprio radio.
Filhos de militares em missões especiais estudam pelo computador do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio, e que na fronteira o curso a distancia dá tranquilidade a quem vigia à área do narcotráfico.
Numa região de difícil acesso a educação à distancia faz a diferença, levando educação e conhecimento há um povo, que jamais poderiasonhar que isto é possível.

COMPREENDENDO EDUCAÇÃO A DISTANCIA
Para entender essa modalidade é necessário entender vários tópicos de muita importância para o ensino. Porém antes se deve entender ensino presencial e ensino a distancia.
Na modalidade presencial, o aluno deve comparecer constantemente em sua instituição de ensino, em que a mesma apresente toda infraestrutura taiscomo: prédio, corpo docente, laboratórios, bibliotecas, etc. Isto que o aluno tem a sua disposição o professor todos os dias em sala de aula.
Na modalidade a distancia, há também toda esta infraestrutura, porém o aluno não tem a obrigação de estar presente em sua instituição de ensino. E a ele é disponibilizado os polos de educação a distancia, nos quais devem comparecer em dias específicos para seucurso conforme o cronograma.
Também há aspectos políticos, legais e metodológicos que entregam a educação a distancia. Sendo que ela em nosso país está completando um século de existência de existência. E se encontra em fase de implementação e consolidação nas Instituições de Ensino Superior, especialmente no que se refere à política. Se tratando de política em relação ao ensino superior de...
tracking img