Projeto de monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA

Disciplina: Trabalho de Curso I

Professor: Ricardo Pereira

7° Semestre – Relações Internacionais

Os impactos dos desastres naturais sobre a economia e as políticas públicas necessárias; caso Japão.

Mariana Carneiro Rabelo Mendes Romero

Brasília/DF
2011
Sumário

Título:___________________________________________________ página3

Tema:___________________________________________________ página 3

Problema:________________________________________________ página 3

Hipótese:________________________________________________ página 3

Objetivo Geral:____________________________________________ página 4

Objetivos Específicos:______________________________________ página 4Justificativa:______________________________________________ página 4

Revisão da Literatura:______________________________________ página 5

Metodologia:_____________________________________________ página 10
Cronograma:______________________________________________página 11
Referências Bibliográficas:___________________________________ página12

1. Título: Os impactos dos desastres naturais sobre a economia e aspolíticas públicas necessárias; caso Japão.

2. Tema: O tema desta pesquisa visa estudar os impactos que os desastres naturais atingem sob as economias, principalmente afetando indústrias, serviços, infra-estruturas e a população. Aspectos que caracterizam tais impactos como, por exemplo, queda nas exportações/importações de bens industrializados, adoção de políticas públicas necessárias, ouainda as dificuldades encontradas para assumir um tratamento necessário para a sociedade, serão pesquisados.
As principais questões que rodeiam este estudo é delinear os aspectos que norteiam o comportamento de um Estado vulnerável a catástrofes naturais, as conseqüências e a necessidade de procedimentos públicos e na economia que auxiliem para que o Estado saiba agirdiante destas dificuldades para que alguns setores da economia e a comunidade não fiquem prejudicados.

3. Problema: Como os desastres naturais são capazes de retroceder os principais setores econômicos, e como as políticas públicas podem ajudar para a diminuição dos efeitos?

4. Hipótese: É perceptível aos olhos da sociedade que os desastres naturais afetam a produção e o nível de riqueza dasregiões que sofrem com esses eventos. Nos últimos anos, tsunamis, furacões, terremotos e fortes chuvas assolaram diferentes regiões do mundo. Os danos causados podem afetar a economia, não apenas na destruição do capital físico, mas também do capital humano. A população poderá ficar exposta a um elevado risco de contaminação de doenças. Fábricas e empresas poderão fechar por períodosindeterminados, gerando incertezas e prejuízos que muito provavelmente diminuem a produtividade do trabalho.

[...] é indispensável averiguar o seu conhecimento acerca dos fenômenos que compõem a ameaça (escorregamentos, inundações, tornados, terremotos, etc.) para, posteriormente, compreender as conseqüências advindas dessa percepção. (SOUZA,2006, p.54)

5. Objetivo Geral: O objetivoprincipal desta pesquisa é analisar e avaliar os impactos socioeconômicos associados aos desastres naturais, levando em consideração a vulnerabilidade da população local.

5.1. Objetivos Específicos:

1. Analisar os riscos a que estão sujeitos os indivíduos que habitam áreas consideradas vulneráveis;

2. Apontar quais são os setores econômicos mais prejudicados identificando osprejuízos e comparando o desenvolvimento x perdas/ganhos;

3. Examinar os custos e benefícios de políticas públicas de prevenção e ajuda financeira para as regiões afetadas;

4. Observar se após o desastre natural a economia consegue se recuperar e ainda, quanto tempo demora esse processo de recuperação.

5. Estudo do episódio ocorrido dia 11 de Março de 2011 no Japão.

5....
tracking img