Projeto de mini campo de futebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 8

REFERENCIAS 9

INTRODUÇÃO

Todos sabem que o Brasil é o país do futebol, isso é inegável, também somos a única nação penta campeã do mundo. Mesmo quem não é adepto de uma partida de final de semana, gosta de assistir ao espetáculo do futebol pela televisão
Bater uma bola com os amigos nos finais desemana ou à noite, após o expediente, é hábito cultivado por boa parte da população masculina brasileira, desde que o futebol se tornou mania nacional, mania essa, diga-se de passagem, que não é lucrativa somente para os clubes, que arrecadam rendas milionárias nos estádios e nos contratos para transmissão dos jogos pelas emissoras de televisão. Ela também tem gerado boas oportunidades de negóciospara pequenos empreendedores, e neste caso um bom exemplo é o futebol society, que mistura o futsal (o antigo futebol de salão) com futebol de campo.
Modalidade esportiva que reúne dois times, com oito jogadores cada, no mínimo, e vem sendo bastante difundido atualmente, conquistando um número cada vez maior de adeptos no Brasil.
Tendo em vista que, há no nosso município uma carênciade clubes para desenvolver a pratica esportiva, decidimos criar um mini-campo de futebol, para atender jovens e adultos.

DESENVOLVIMENTO

No Brasil a prática do futebol teve início com a chegada de Charles Miller, um paulista, filho de inglês, que veio da Inglaterra onde estudava, trouxe consigo esse esporte Chamado de futebol, que se tornou febre em pouco tempo.
Ofutebol é um esporte importante aqui no Brasil, que serve para muitos pleitos reunir amigos e jogar uma “pelada”, nos finais de tarde e de semana, realizar campeonatos entre amigos, e até desenvolver projetos sociais. Ele é aplicado com extrema facilidade com apenas uma bola e uma quantidade mínima de pessoas fazendo-se um treinamento de posicionamento e domínio.
Diante do exposto surgiu ointeresse em oferecer a sociedade local um espaço onde fosse possível desenvolver esta pratica esportiva, podendo oferecer uma quantidade maior de serviços, tais como: instalar no empreendimento um bar, lanchonete (terceirizado), oferecer aulas de esportes, realizar competições entre alunos e freqüentadores.
O Empreendimento será constituído por um grupo de cinco sócios, onde irão utilizarum capital inicial de R$ 150.000,00, todos irão investir em partes iguais, cada investidor entrará com um valor em dinheiro de R$ 30.000,00, para aquisição de terreno, dos móveis, computadores e dos estoques.
Para criar um empreendimento de sucesso o segredo está no planejamento, organização e na administração com conhecimento, capacitação e responsabilidade. O planejamento deve serconstantemente reavaliado e readaptado à nova realidade. Para Roche (2002), o planejamento é um processo que não pode ser separado da direção. O autor afirma ainda que todo diretor de futebol deva dedicar tempo para fazer um planejamento em médio e longo prazo, pois o planejamento é um processo contínuo e permanente no tempo.
Uma boa administração começa com a determinação dos objetivos daequipe/clube, objetivos esses que devem ser analisados e estipulados com os “pés no chão” sem loucuras, delírios e vaidades pessoais. Para o treinador Muricy (apud OSTROVSKY; RAMALHO, 2007), os objetivos devem ser claros, não podem ser guiados pela emoção. Zanetti e Russo (2000) destacam a falta de foco, de um objetivo claro, como um grave problema nas organizações. Segundo Roche (2002); Silva,Rebouças e Neves (2007), o planejamento estratégico é fundamental na administração de empreendimento inovador e de sucesso.

Após pesquisas realizadas no SEBRAE, não só no município de Caicó, más também na região do seridó percebemos a carência de empresas voltadas para o desenvolvimento do esporte, no entanto surgiu a idéia de abrir um clube de futebol, proporcionando, assim a...
tracking img