Projeto de leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE LEITURA





[pic]

O REENCONTRO COM A LEITURA E ESCRITA






ESCOLA MUNICIPAL MARIA DE SOUZA MOREIRA

















ITAGIBÁ
AGOSTO DE 2011



O REENCONTRO COM A LEITURA E ESCRITA





Por

Equipe de professoras e coordenadora da Instutuição Escolar




PROFESSORAS

Arlene
Eleiza
Noélia
Maria Sônia
Ilma Aparecida
Maria RitaMaria Lúcia



COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

Patrícia Cardoso L. Gomes




DIREÇÃO

Maria Benta de Oliveira









PERFIL



Alunos que estão cursando o ensino fundamental I e EJA I, em escolas públicas, no distrito Japomerim – Itagibá/ Bahia e que apresentam dificuldades na leitura e na escrita.1. JUSTIFICATIVA


Sendo a leitura de suma importância na vida cotidiana das pessoas e por vivermos numa sociedade grafocêntrica, onde as habilidades da leitura e escrita são exigidas cada vez mais nas diversas atividades desempenhadas pelo indivíduo, e devido às dificuldadesobservadas nos alunos, principalmente os que residem em áreas rurais, muitas vezes por não terem acesso a meios que os possibilitem uma leitura diversificada e prazerosa, encontrando-se desmotivados e com deficiências referentes ao processo de aquisição da leitura e escrita, surge o desejo em aplicar o projeto intitulado O Reencontro com a Leitura e a Escrita, no sentido de proporcionar aos educandos oprazer pela leitura e escrita.
Sabemos que as práticas alfabetizadoras devem promover a leitura, a interpretação e a produção de uma grande diversidade de textos, através de variadas situações comunicativas e dos desafios e problemas que se colocam em sala de aula. Sendo a leitura e a escrita um processo dialético, a produção de uma mensagem escrita deve primar pela comunicação e interaçãoente as pessoas, para tanto, é necessário que a escola trilhe novos caminhos para a superação dos problemas que enfrenta cotidianamente, privilegiando a experiência dos alunos e re-significando o seu conhecimento prévio para o seu desenvolvimento pessoal.
O aluno conhece a língua que foi aprendida em contextos de comunicação, mas para compreendê-la é preciso descobrir algumas de suaspropriedades especificas que não são evidentes no ato da comunicação. Essa reflexão possibilitará a descoberta de que aquilo que falamos deve ser analisado.
Segundo os PCNs o trabalho com leitura tem como finalidade a formação de leitores e, conseqüentemente, a formação de escritores, pois a possibilidade de produzir textos eficazes tem sua origem na prática de leitura, espaço de construçãointertextualidade e fonte de referências modelizadoras. A leitura, por um lado, nos fornece a matéria-prima para a escrita: o que escreve. Por outro, contribui para a constituição de modelos: como escrever.
A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, a partir dos seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudoo que se sabe sobre a língua: características do gênero, do portador, do sistema de escrita, etc. Não se trata simplesmente de extrair informação da escrita, decodificando-a letra por letra, palavra por palavra. Trata-se de uma atividade que implica, necessariamente, compreensão na quais os sentidos começam a ser constituídos antes da leitura propriamente dita. Qualquer leitor experiente queconsegue analisar sua própria leitura constatará que a decodificação é apenas um dos procedimentos que utiliza quando lê: a leitura fluente envolve uma série de outras estratégias como a seleção, antecipação, inferência e verificação, sem as quais não é possível rapidez e proficiência. É o uso desses procedimentos que permite controlar o que vai sendo lido, para que tomem decisões diante de...
tracking img