Projeto cruzada ecologica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1803 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cruzada ecológica

Projeto de pesquisa apresentado à ________________– CURSO DE PEDAGOGIA – como exigência de cumprimento da proposta curricular da disciplina Fundamentos e Métodos do Ensino de Ciências

SUMÁRIO

1. JUSTIFICATIVA

2. OBJETIVO GERAL

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

4. PÚBLICO ALVO

7. EMBASAMENTO TEÓRICO

8. METODOLOGIA

9. CRONOGRAMA

10. PREVISÃO DOS RECURSOS12. BIBLIOGRAFIA

1. JUSTIFICATIVA

A Educação Ambiental deve buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando o aluno a analisar criticamente o princípio antropocêntrico, que tem levado à destruição inconseqüente dos recursos naturais e de várias espécies. É preciso considerar que:
A natureza não é fonte inesgotávelde recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como processo vital;
As demais espécies que existem no planeta merecem nosso respeito. Além disso, a manutenção da biodiversidade é fundamental para a nossa sobrevivência;
A ciência vem a cada dia buscando meios de preservar o planeta, mas a conscientização aindaé o caminho mais fácil.
Dentre os benefícios que a preservação ambiental nos traz estão: equilíbrio ecológico, a diminuição de riscos na saúde pública, a diminuição de impactos ambientais.
Vivemos numa sociedade na qual é fundamental partir de uma boa formação e de um sólido conhecimento dos complexos problemas e potencialidades ambientais. Nossa sociedade tem que se conscientizar de que omodelo vigente de crescimento afeta nosso planeta muito mais do que o desejado. Tem-se observado que a destruição da natureza, base da vida, através da contaminação e degradação dos ecossistemas crescem em um ritmo acelerado , motivo pelo qual torna-se necessário reduzir o impacto ambiental para a obtenção de um desenvolvimento ecologicamente equilibrado a curto prazo para todo o planeta.
Devemossensibilizar as crianças em relação aos problemas ambientais, mostrando que o futuro está em suas mãos, no ar que respiramos, na água que bebemos, onde e como vivemos. Tudo serve para indicar que os processos de degradação e deterioração da natureza não podem ser tratados com indiferença, nem pela sociedade nem pela escola.

2. OBJETIVO GERAL

* Identificar as principais formas de preservaçãodo meio ambiente, tendo capacidade de usar os recursos naturais e, de alguma forma, devolvê-los ao planeta através de práticas ou técnicas desenvolvidas para este fim.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* Identificar as situações que causam danos a ecologia: poluição, desmatamento, queimadas extinção de animais.
*  Reconhecer o ser humano como principal protagonista da degradação do meioambiente, através de textos e discussões. (Português)
* Atuar para que a Educação Ambiental faça parte do cotidiano da escola e comunidade.
* Coletar dados a respeito do ambiente em que vivemos.
* Sensibilizar aos alunos quando a importância da coleta seletiva do lixo.
* Demonstrar que a reciclagem pode trazer inúmeros benefícios.
* Identificar os melhores meios de preservar o meioambiente.
* Levantar dados dos perfis das escolas em relação ao meio ambiente, se a escola possui áreas verdes, horta, separação do lixo, etc. Através desses dados calcular a porcentagem de escolas com essas características e construir gráficos. .(matemática)
* Recolher informações acerca de leis e ONGs que apóiam a preservação ambiental. .( história)
* Obter informações sobreverduras, frutas e hortaliças ricas em vitaminas e fáceis de cuidar para uma futura construção de uma horta na unidade escolar. ( ciências)

4. PÚBLICO ALVO

Crianças do 4º a 5º ano do ensino fundamental.

5. DURAÇÃO PREVISTA

Cerca 4 meses, paralelo com atividades e conteúdos em sala de aula.

6. LOCAL DA REALIZAÇÃO

Pode ser realizado na escola, no bairro, em casa.

7. MATERIAIS A...
tracking img