Projeto caravana de leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO CARAVANA CARIOCA DE LEITURA

1 - APRESENTAÇÃO
Se não é possível instalar uma biblioteca em cada bairro, a solução é criar uma biblioteca que possa andar de bairro em bairro.
A dificuldade de acesso à leitura é um problema básico para a formulação e implantação de qualquer política cultural. Os elevados preços dos livros, a inexistência de bibliotecas públicas na maioria dos bairrosperiféricos das cidades brasileiras e os altos custos de instalação de novas bibliotecas são obstáculos que se somam a todos os fatores sociais que roubaram da população o direito a ler.
O ônibus-biblioteca é uma alternativa para ajudar a modificar este quadro. O princípio é bastante simples: se não é possível construir uma biblioteca em cada bairro, cria-se uma biblioteca itinerante, que atendavários lugares em dias alternados.
1.1 – OBJETIVOS GERAIS
A. Levar acesso à leitura as crianças moradoras das comunidades pacificadas do Estado do Rio de Janeiro.
B. Conscientizar as famílias sobre a importância dos cuidados com os livros.
1.2 – O PROJETO
O projeto será realizado em suas etapas: Inicialmente para as comunidades pacificadas do Município do Estado do Rio de Janeiro, e a sugundaetapa, será a expansão para os outros municípios do Estado.
Com o objetivo de associar diversão à leitura. Será disponibilizado um ônibus com uma biblioteca circulante, com ambientes para leitura e venda de livros a preços populares.
Além disso, serão feitas maratonas de CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS nas escolas públicas dos bairros atendidos.
Essas maratonas serão chamadas de Era uma vez... e serãorealizadas por funcionários voluntários das empresas que irão patrocinar o projeto.
Será disponibilizado também uma atividade chamada Conte sua história onde através de uma oficina de arte as crianças poderão montar seus próprios livros e os mesmos serão disponibilzados para as famílias dos jovens autores.
Com esse projeto, crianças de 08 a 15 anos terão acesso a leitura e ao conhecimento doprocesso de montagem de livros e também da importância do cuidado com os livros disponibilizados pela escola.
A caravana irá percorrer bairros do Município do Estado do Rio de Janeiro, ficando uma semana em cada praça previamente agendada com a escola pública mais próxima da região. Em uma tenda montada em praça pública, serão vendidos os livros de autores conhecidos a preço popular de R$ 2,00 edistribuído material informativo dos projetos de leitura.
Esse projeto irá envolver a comunidades, as escolas e voluntários das empresas patrocinadoras.
1.3 – PÚBLICO-ALVO
Primeira fase: Atendimento de 3.800 crianças de 08 a 15 anos da rede de ensino pública municipal (Ensino Infantil e fundamental) das comunidades do Complexo do Alemão e Complexo da Maré.
2 - JUSTIFICATIVA

2.1 – CONTEXTOS DOPROJETO

O projeto irá fomentar a parceira de empresas das comunidades pacificadas, a uma necessidade evidente e de total importância no atual momento do Estado do Rio de Janeiro.

A decadente educação pública do Estado necessita de projetos que apóiam questões críticas como A INCLUSÃO DA LEITURA.

2.2 – A IDÉIA

A idéia de implementar o projeto nas comunidades pacificadas, veio através domomento social que a Cidade está vivendo, visto a facilidade do acesso a lugares antes impossíveis, devido a criminalidade.

2.3 – O DIFERENCIAL

O grande diferencial do projeto, é o envolvimento com as escolas da região e a facilidade de expansão para outras regiões.


3 – RESULTADOS PREVISTOS
O principal objetivo da experiência é incentivar o hábito da leitura. Neste aspecto, a prática vemcontrariando o senso comum que diz que a população de baixa renda não gosta ou não tem interesse em ler. Os ônibus são mais freqüentados do que muitas das bibliotecas da cidade porque são espaços mais lúdicos e menos intimidadores elas, segundo a maioria dos usuários: o ônibus é facilmente apropriado pela população, pois já é cotidianamente ocupado.
4 - ESTRATÉGIAS DE AÇÃO

A primeira fase...
tracking img