Importancia do engenheiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância da Engenharia no desenvolvimento das nações

Última atualização em Qui, 28/07/2011 - 14:50 Por Camila Pessoa Qui, 28/07/2011 - 14:47
Conta-nos a mitologia grega, que em Delfos, nas costas do Monte Parnaso, havia um templo, onde uma sacerdotisa conhecida como Pitia, cujas aparições públicas se davam depois da ingestão de ervas alucinógenas ministradas por seus guardiões, faziaprevisões sobre o futuro das pessoas que visitavam o templo. Todos, cidadãos comuns, comerciantes e personagens públicos queriam ouvir as palavras do Deus Apolo, emanadas através da sacerdotisa Pitia. O oráculo de Delfos, como ficou conhecido, era considerado pelos gregos como sendo o centro da Terra. Atualmente sabemos que na realidade, os transes a que estava submetida à sacerdotisa, eramconseqüência de sua permanência em um quarto que possuía fendas no chão, por onde saíam gases enervantes que a deixavam em forte estado de delírio.
Nos dias atuais, Apolo foi substituído por um Deus abstrato que atende pelo nome de Mercado Financeiro Internacional e a montanha onde se encontra o oráculo é Davos, de onde os sacerdotes do fundamentalismo econômico fazem sombrias previsões, deixando-nos asensação de que estamos delirando.
Vivemos uma realidade tão irreversível que, depois de discutir durante anos, a OCDE - Organização para a Cooperação Econômica e Desenvolvimento, formada por 29 países, finalmente concluiu que o que está acontecendo no mundo é uma "significativa transformação econômica".
A velha economia industrial, em qualquer parte do mundo que se manifestou, dava ênfase àmassificação. A chamada nova economia é não só estruturalmente diferente como também opera de acordo com novos princípios. A produção em massa está caminhando para a clientilização personalizada; os mercados de massa estão dividindo-se em fragmentos cada vez menores, caminhando em direção aos mercados de um só. Ouvimos constantemente que a conectividade encolheu o mundo e mantém as pessoas cada vez maispróximas. As distâncias desapareceram. Esta é apenas uma das fases das mudanças. Existem hoje mais de 3 milhões de comutadores digitais para cada ser humano vivo no planeta. Eles não irão desaparecer. Há quase quinhentos milhões de computadores pessoais no planeta, um para cada 13 pessoas. Tampouco eles irão desaparecer. A Internet, expandindo-se a alta velocidade, da China e Índia às Américas,não vai desaparecer. As centenas de milhões de usuários de telefones celulares não irão jogá-los fora. O fato óbvio e irreversível é que a revolução é real, silenciosa e se manifesta em muitos níveis simultaneamente. Está surgindo no planeta uma nova civilização, da qual a nova economia é só um componente.
As grandes mudanças que vêm ocorrendo na vida das pessoas, no mundo moderno, geraram-se pelatecnologia. O ser humano tem atualmente ao seu dispor produtos que o conhecimento e a tecnologia se agregam de forma nunca alcançada antes. O futuro aponta agora para a tecnologia genética, que associada à informática, oferece enorme possibilidade de contribuição para o problema da fome no mundo. As comunicações instantâneas globais, os novos produtos químicos e farmacêuticos, a intensificação noconsumo e produção de energia e transportes, o aumento da produtividade agrícola, a incrível cooperação tecnológica acrescentada à medicina, são exemplos flagrantes dessa revolução. A tecnologia e o conhecimento começam a abrir a cortina de um futuro rico e promissor para a humanidade. Sua influência sobre o social, o econômico e o político transformará totalmente a estrutura da nova sociedade.Nós, engenheiros e agentes transformadores dessa nova realidade, devemos estar preparados para ela. Mas, se por um lado estamos mais perto das pessoas pelo outro estamos ainda longe de problemas que deveríamos estar resolvendo e que persistem ou crescem.
As alterações na natureza foram projetadas procurando otimizar os recursos técnicos e financeiros, mas deixando para um segundo plano os...
tracking img