Projeto brasil, historia e musica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 96 (23877 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RICARDO ALEXANDRE DE SOUSA
RUDINEI CÉSAR LANZARINI








BRASIL, HISTÓRIA E MÚSICA

















CURITIBA
2004

RICARDO ALEXANDRE DE SOUSA
RUDINEI CESAR LANZARINI








BRASIL, HISTÓRIA E MÚSICA

PROJETO DE ESTÁGIO CURRICULARSUPERVISIONADO VERSANDO SOBRE O CURSO DE HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA, MINISTRADO AOS ALUNOS DO 5º PELOTÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CENTRO COMUNITÁRIO DIVA PEREIRA GOMES.

Professora Supervisora: Rosamaria Petters Pietrovski

Professora Coordenadora:Jovita Vitória Nascimento MalachiniCURITIBA
2004


2. DESCRIÇÃO




Faremos uma abordagem a respeito desse tema de uma maneira abrangente, porém objetiva, traçando um paralelo entre a história de nosso país e a história de nossa música. Não se trata apenas de teorizar tal conteúdo, mas fazer com que os alunos compreendam a relação da nossa cultura musical com cada período da história de nosso país. Os assuntosserão abordados de diversas formas a fim de se atingir o objetivo sugerido. Ora abordaremos o assunto de forma teórica, ora faremos com que os próprios alunos se interajam com assunto de uma forma mais prática com, por exemplo, executando uma canção, composta em determinado período de nossa história, e analisando a letra, a música e o ritmo dessa canção os alunos traçarão um paralelo entre ahistória e a música, afinal esta é nada mais nada menos que uma forma de expressão do ser humano. Em algumas aulas usaremos também vídeos que abordam o assunto assim como cds e partituras de músicas que foram compostas em diferentes épocas acompanhando assim todo o trajeto e evolução da nossa música e história.
O curso será ministrado aos alunos do quinto Pelotão do Ensino Fundamental do CentroComunitário Diva Pereira Gomes às terças-feiras das 8h00 ás 9h40 e nas quartas-feiras das 10h00 às 11h40 no período de 2 de Agosto a 22 de Setembro de 2004, totalizando 30 horas/aula.















3. ENTIDADES ENVOLVIDAS




EMBAP – Escola de Música e Belas Artes do Paraná
Rua Emiliano Perneta n° 179
Telefone: (41) 223 1129
CEP: 80010-050Centro
Curitiba – PR
www.Embap.br


3.1.1 Departamento de Disciplinas Pedagógicas da EMBAP


3.2 CENTRO DE INTEGRAÇÃO COMUNITÁRIA DIVA PEREIRA GOMES
Avenida Anita Garibaldi, 2395.
Telefone: (41) 252-7990
CEP: 82.210-000
São Lourenço
Curitiba – PR




















4. JUSTIFICATIVA


Nesteinicio de milênio, a educação está na pauta das discussões mundiais. O debate se concentra cada vez mais no papel essencial que ela desempenha no desenvolvimento das pessoas e das sociedades. O exercício da cidadania, que pressupõe a participação política, não apenas na escolha de governantes, mas também na participação em movimentos sociais, envolvimento com temas e questões do cotidiano, éprática pouco desenvolvida entre nós.
Diante desta conjuntura, a disciplina de História apresenta-se com intensa relevância social ao questionar a posição em que estão alunos e professores no caminho da construção da cidadania, não como meta a ser atingida num futuro distante, mas como prática efetiva no dia-a-dia em sala de aula.
O ensino da história está presente no trabalho cotidiano debuscar a superação de todo e qualquer tipo de discriminação e exclusão social, valorizando o indivíduo e sua história de vida, destacando semelhanças e diferenças.
A História tem permanecido no currículo das escolas, constituindo o que se chama saber histórico escolar. No diálogo e no confronto com a realidade social e educacional, no contato com valores e anseios das novas gerações, na...
tracking img