Projeto / aprendendo a diversidade das regioes brasileiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA– PÓLO SÃO LUIS


Antônia Serlir Silva Sousa RA - 280515
Hildener de Jesus Araújo Matos RA – 270119
Maria de Jesus Ferreira Ramos RA - 284457
Marildionery Vieira Pereira RA - 270122
Prudencia Neta Almeida Corrêa dos Santos RA – 270916



PROJETO
APRENDENDO A DIVERSIDADE DAS REGIÕES BRASILEIRAS



São Luís-MAJunho/2011
Antônia Serlir Silva Sousa RA - 280515
Hildener de Jesus Araújo Matos RA – 270119
Maria de Jesus ferreira Ramos RA - 284457
Marildionery Vieira Pereira RA - 270122
Prudencia Neta Almeida Corrêa dos Santos RA – 270916



PROJETO
APRENDENDO A DIVERSIDADE DAS REGIÕES BRASILEIRAS




Trabalho apresentado ao 3º período noturno (sexta e sábado) do Curso de Pedagogia da UniversidadeAnhanguera – Uniderp à disciplina de Projeto Multidisciplinar I, como requisito parcial para obtenção de nota do período letivo 2011/1.
Professora EAD: Glauce Soares Casimiro
Professor Tutor: Jôina Jamile Ataíde



São Luís-MA
Junho/2011
INTRODUÇÃO
Hodiernamente, as informações se renovam de forma célere, diferente do que ocorria há décadas e, diante da facilidade de acesso às informaçõeso professor deve assumir o papel da arte de ensinar. Isto porque de nada adiante ser um excelente pesquisador, haja vista que na arte de ensinar exige-se um conjunto, o de ser pesquisador e o de ser um bom transmissor de conhecimentos e formador de opinião.
O professor deve levar em consideração que o aluno encontra-se num processo de formação e além da transmissão de conhecimento de formadinâmica, o educador deve assegurar uma formação crítica, capaz de fazer com que o aluno possa refletir sobre a temática cotidiana e, a partir de então, atuar de forma positiva para transformar o meio em que se encontra inserido além de poder transformar a sua própria vida.
A implantação de uma escola cidadã baseia-se na educação de qualidade, capaz de assegurar um conhecimento histórico e ao mesmotempo crítico, isto quer dizer que o aluno deve ser um sujeito pensante. Assim, o aluno torna-se capaz de utilizar seus conhecimentos para a construção e reconstrução de conceitos, habilidades e valores.
No entanto, para que haja esta implantação faz-se necessário que o professor seja detentor de um conhecimento de estratégias de ensino e também de um desenvolvimento de sua própria capacidade depensar. Isto caracteriza um saber emancipador, ao faze com que as aulas sejam abertas para uma reflexão dos problemas sociais trazendo à tona aulas democráticas, sendo estas fundamentais para um saber crítico.
Esse é o objetivo deste projeto, fazer com que os alunos tenham uma formação crítica com relação às diferenças regionais e que se tornem cidadãos que saibam conviver nesse contexto dediferenças sem ter atitudes e pensamentos discriminatórios.





1. PROJETO

1.1 TÍTULO DO PROJETO
Projeto Aprendendo a Diversidade das Regiões Brasileiras

1.2 JUSTIFICATIVA
Sabe-se que o projeto é uma das formas de garantir a aprendizagem, assim sendo, este projeto apresenta um tema que desperta a curiosidade por novos conhecimentos e também despertará o pensamento crítico do aluno.
Nesteprojeto, o professor assumirá um papel de pesquisador e perderá, consequentemente, um pouco o papel de ser apenas um transmissor de conteúdos. Enquanto o aluno passará a ser sujeito ativo no processo e não apenas um receptor passivo de informações.
A partir de uma organização escolar transdisciplinar há o incentivo para a elaboração de projetos pedagógicos, com a integração dos professores para umtrabalho educativo negociado. Nesta prática transdisciplinar as disciplinas cujos conteúdos permitem este tratamento pedagógico-didático são Geografia, História e Artes.
Estarão reunidas essas disciplinas para uma abordagem de um assunto em todos os aspectos fazendo uma ligação com os problemas sociais do nosso país, além de um aspecto primordial capaz de trabalhar a cidadania consciente do...
tracking img