Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2312 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]









































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
2 JUSTIFICATIVA 5
3 OBJETIVOS 6
1. GERAL 6
2. ESPECÍFICOS 6
5 DESENVOLVIMENTO 7
6 CRONOGRAMA 10
7 CONCLUSÃO 11
8 REFERÊNCIAS 12























1 INTRODUÇÃO

A educaçãoé um direito fundamental que deve ser garantido a toda e qualquer pessoa, um processo que visa estimular o desenvolvimento pleno de cada individuo, de suas potencialidades e de seus valores e atitudes em busca de uma sociedade mais justa e menos desigual que respeite as diversidades e a pluralidade cultural da população brasileira.
Esse trabalho foi desenvolvido com ações voltadas para adiminuição do preconceito e da discriminação a que estão expostos não só os alunos, mas toda a comunidade escolar, pois sabemos que na maioria das vezes a discriminação surge em função de características consideradas social e culturalmente negativas em relação a outras, como por exemplo, a cor da pele, orientação sexual, gênero, necessidades educacionais especiais entre outros.
Acreditamos que esse projetopossa possibilitar uma ampla reflexão sobre as mudanças necessárias que cada um de nós deve tomar para que a escola pública seja um espaço de confiança, um lugar para a liberdade, para a alegria e para o prazer da produção de conhecimento onde todos são iguais e tem seus direitos respeitados.
Discriminação se combate e educando e a educar se começa cedo!















2JUSTIFICATIVA


Muitos dizem que educação vem de berço sendo assim devemos ensinar nossas crianças desde cedo a respeitarem as diferenças existentes em nossa sociedade e a escola tem um importante papel nessa educação, pois é dentro dela que a criança passa boa parte de seu tempo e cabe a nós fazermos isso.
Vivemos em um mundo globalizado e tecnológico capaz de reduzir distâncias, aproximar oudistanciar pessoas, aumentar o acesso a informações e ao conhecimento, mas que também pode acentuar diferenças culturais, sociais e econômicas. Mas, por meio de uma educação de qualidade, poderemos diminuir essas diferenças que vem causando violência em nossa sociedade .
Esse projeto propõe uma discussão não só com os alunos, mas também com todo o espaço escolar sobre a identidade cultural destes e asdemais culturas existentes em nosso país que é famoso por sua miscigenação, afinal somos um povo de várias raças.
Com as séries iniciais do1° ao 5° ano podemos trabalhar alguns filmes infantis e com a Literatura Infantil que nos traz a possibilidade de explorar várias habilidade e competências dessa faixa etária e se trabalharmos histórias como Menina Bonita de laço de Fita, O Pequeno Príncipepodemos trabalhar a heterogeneidade na escola buscando a origem de cada aluno e sua descendência e combatendo assim o preconceito racial e desde cedo formando cidadãos críticos e autônomos que participam do processo racial, conscientes de seus direitos e deveres na sociedade com base no respeito mútuo.
Com alunos de séries mais avançadas como 6°, 7°, 8° e 9° anos do ensino fundamental podemostrabalhar a importância do homem negro na nossa história e na construção de nosso país, as consequências geradas pela discriminação é o preconceito e as demais influências dos povos que formam o povo brasileiro e a sua contribuição na formação cultural das diversas regiões que formam o nosso Brasil, sua cultura, danças típicas, lendas, comidas típicas, costumes, música, vestimentas e etc.
Afinal oBrasil é um país formado de povos oriundos de outros países que de certa forma influenciaram para a construção das diversas culturas aqui existentes.
3.0 OBJETIVOS

3.1 GERAIS

Abordar as diversidades culturais bem como suas particularidades, através do processo de conhecer descobrir, interagir, crescer e apropriar se de novos repertórios de forma rica e envolventes através da leitura....
tracking img