Costuma começar cedo. Para parecer mais velho, fazer tipo ou agradar aos amigos, o adolescente dribla aquele gosto de cinzeiro e disfarça os acessos de tosse até que ganha intimidade com o cigarro epassa a se sentir parte da turma. Com o tempo, a nicotina age, a dependência se instala e ele pode nem se lembrar de como tudo começou. Mas uma volta ao passado provavelmente vai mostrar que asprimeiras tragadas foram dadas por influência alheia.
Pois um novo estudo mostra que o mesmo raciocínio vale para parar de fumar: quando alguém abandona o vício, acaba contagiando outros fumantes em voltaa largarem o cigarro. Publicado no "New England Journal of Medicine", o levantamento acompanhou, por 32 anos, 12.067 pessoas, que tinham vínculos -familiares, profissionais ou de amizade. Ospesquisadores, das universidades Harvard e da Califórnia, constataram que as pessoas abandonam o vício em grupos.
Os laços mais fortes detectados foram os de marido e mulher: no caso de cônjuges, o fato de umdeles parar diminui em 67% a chance de o outro continuar fumando. Entre dois amigos, a redução é de 43%. Entre irmãos, a influência é menor: 25%. Já entre colegas de trabalho, o que o estudo mostroué que depende do tamanho da empresa: nas pequenas, o fato de um funcionário parar reduz em 34% a chance de o outro continuar fumando. Nas maiores, não houve essa associação.
"O trabalho mostra que asdecisões de parar de fumar não são tomadas só por indivíduos, mas por grupos inteiros", disse à Folha Nicholas Christakis, um dos autores do estudo.
Segundo o pesquisador, a influência se dá de formadireta e indireta, entre pessoas que se conhecem e não se conhecem. No primeiro caso, é fácil perceber como isso acontece: uma pessoa pára de fumar e outro fumante próximo a ela se sente inspirado aparar também.
"Chamamos de fenômeno da segunda onda. Quando a gente joga uma pedra na água, gera várias ondas e acerta uma superfície muito maior. Da mesma forma, quando se cria um ex-fumante, os... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2010, 11). Projeto anti tabagismo. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2010, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Projeto-Anti-Tabagismo/171.html

MLA

"Projeto anti tabagismo" TrabalhosFeitos.com. 11 2010. 2010. 11 2010 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Projeto-Anti-Tabagismo/171.html>.

MLA 7

"Projeto anti tabagismo." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2010. Web. 11 2010. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Projeto-Anti-Tabagismo/171.html>.

CHICAGO

"Projeto anti tabagismo." TrabalhosFeitos.com. 11, 2010. Acessado 11, 2010. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Projeto-Anti-Tabagismo/171.html.