Projectos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4862 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ano lectivo: 2011/2012
Disciplina: Metedologia de Projecto
Docente: Flávio Faria

Formadores: Andreia Simões nº
Diogo Costa nº
Filipa Bento nº 107889
Liliana Salteiro nº
Susana Guerreiro nº
Índice

Pág
0. Introdução
1. Diagnóstico da Situação............................................................................... 5
2. FundamentaçãoTeórica............................................................................. 12
2.1. Adolescência: Construção de Identidade...................................... 12
2.2. Escolas Promotoras de Saúde e Prevenção................................. 14
2.3. Factores de Risco.......................................................................... 16
2.4. Etapas no Uso deSubstâncias..................................................... 17
2.5. Características das Substâncias.................................................... 18
3.Objectivos..................................................................................................... 24
4. Metodologia................................................................................................. 25
5.Orçamento................................................................................................... 26
Bibliografia

Introdução

O presente trabalho foi realizado no âmbito da cadeira de Metodologia de Projecto, leccionada no primeiro semestre, do terceiro ano, do Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde Egas Moniz.
Elaborámos este trabalho com o intuito de aprender um pouco mais acerca do fenómeno do Abuso deSubstâncias, para tal, reunimos uma série de pesquisas bibliográficas para compreendermos o tema abordado. Temos como objectivo geral o dar a conhecer a sessão de educação para a saúde sobre o "abuso de substâncias" e como objectivos especificos temos o conhecer a razão da escolha da temática, conhecer os resultados dos questionários aplicados, compreender a metodologia da sessão de educação,compreender a contextualização da adolescência com o abuso de substâncias e adquirir competências para a finalzação da unidade curricular.
Vamos abordar este tema com base no consumo de substâncias mais especificamente na adolescência, sabendo que esta é uma etapa da vida em que são realizadas as experiências novas, sendo que o experimentar o vário tipo de substâncias elícitas e lícitas estãoinseridas nestas experiências.
Sendo então esta uma fase das experiências, é necessário fornecer informação sobre estas experiências, pois é importante que os adolescentes saibam quais os riscos que correm ao consumir estas substâncias e qual o prejuízo para a sua saúde.
Também se sabe que todas estas experiências da adolescência fazem parte do desenvolvimento enqunto pessoa, sendo que são muitasvezes influenciados pelo grupo de amigos, sendo que pode muitas vezes é para se integrarem nos grupos, identificando-se com os outros ou até mesmo pela curiosidade em saber quais os efeitos.
Neste estádio do seu desenvolvimento enquanto pessoa, o jovem necessita de se apoiar e identificar com outros, quer seja o grupo de pares, professores ou mesmo os próprios pais. Esta necessidade de integração numdado grupo faz com que este fique mais vulnerável psicologicamente. Assim, torna-se fulcral um correcto acompanhamento por parte dos adultos mais próximos ao jovem, sejam eles pais ou professores, para que este não deixe submeter os seus ideais individuais aos do grupo.

1. Diagnóstico de Situação

Para a concretização do projecto tivemos que proceder à escolha do tema que iríamos estudar,baseando-nos assim nas nossas preferências e também na necessidade de formação dos alunos em questão.
Segundo Cavalcante, Alves & Barroso (2008), é durante a adolescência que o jovem forma a sua personalidade e individualidade, e é também nesta fase, que o adolescente busca a pertença a um grupo com que se identifique, de forma a influenciar as suas acções e adoptar atitudes que o farão...
tracking img