Projecto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE


1 – Introdução 3


2 – fundamentação 4


3 – Resultados esperados 6


4 – estratégias 7


5 – avaliação 8


6 – referências bibliográficas 9





1 – Introdução


O sistema de avaliação do desempenho dos enfermeiros do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, EPE, conforme esclarece o Decreto-Lei nº 437/91 de 8 de Novembro, Capítulo V, Artigo 43.º,consiste na avaliação contínua do desempenho dos enfermeiros e na atribuição periódica de uma menção qualitativa. Tem como principais objectivos contribuir para que o enfermeiro melhore o seu desempenho, para a valorização do mesmo, para detectar factores que influenciam o seu rendimento, assim como detectar necessidades de formação. Na avaliação de desempenho encontra-se patente a realização de umProjecto Profissional referente ao triénio 2008-2010.


Neste sentido e na qualidade de profissional de saúde, acho relevante abordar um tema cujo serviço que estou integrada o evidencie: “Úlceras de Pressão – um indicador de cuidados prestados com qualidade”, tendo como principal objectivo uniformizar conhecimentos relativamente ao modo de actuação nas úlceras de pressão. Neste trabalho tenhocomo objectivo adjacente reunir um conjunto adequado de informação conceptual e estratégica inerente à elaboração de um projecto profissional, permitindo demonstrar as componentes relevantes da temática.


No que concerne à estrutura do projecto, este encontra-se organizado de modo a possibilitar uma integração, de forma sucinta, à problemática em estudo. Assim, inicialmente, será identificadoe fundamentado a temática, posteriormente serão abordados os resultados esperados em forma de objectivos, assim como as estratégias como definição das actividades. Por último, será realizado um plano de acção/cronograma (Anexo I) a fim de orientar e delimitar as diferentes fases de desenvolvimento da realização deste projecto.


Ao elaborar este trabalho, estou consciente que irá ser dointeresse da equipa de enfermagem do serviço de Medicina III, tanto a nível prático como a nível teórico, uma vez que é um problema existencial e evidente no internamento. Espero, igualmente, que contribua para o desenvolvimento pessoal e da equipa como profissionais de saúde assim como para a melhoria da qualidade dos cuidados prestados pelos mesmos.


2 – fundamentação


A Enfermagem tem comoprincipal objectivo a prestação de cuidados de enfermagem ao ser humano, são ou doente, ao longo de toda a sua vida, para que mantenha, melhore ou recupere a sua saúde plena. A enfermagem marcou, nos últimos anos, uma evolução, tanto ao nível da formação de base, como na complexificação e dignificação do seu exercício profissional, que torna imperioso reconhecer o valor significativo do papel doenfermeiro assim como na qualidade e eficácia da prestação de cuidados de saúde (Regulamento do Exercício Profissional dos Enfermeiros, 1996).


A melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem é um papel primordial e essencial para a mudança e encontra-se actualmente evidente nos cuidados prestados, no entanto, a prevalência das úlceras de pressão permanece elevada, particularmente nos doenteshospitalizados, sendo uma causa de morbilidade e mortalidade, afectando a qualidade de vida do doente e dos seus cuidadores, constituindo uma insustentável sobrecarga económica para os serviços de saúde.


A circular informativa da Direcção Geral da Saúde de 23-06-98 refere que “o aparecimento de úlceras de pressão, associado ou não a outros factores é um indicador dos cuidados prestados pelaequipa de saúde”.

As úlceras por pressão (úlceras de decúbito, úlceras da pele) são lesões cutâneas que se produzem em consequência de uma falta de irrigação sanguínea e de uma irritação da pele que reveste uma saliência óssea, nas zonas em que esta foi pressionada durante um período prolongado (Dohme, M., (s/d),). Por outro lado, utentes confinados ao leito por longos períodos, utentes com...
tracking img