Programa 5s

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (919 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Programa 5S e um pré-requisito para qualquer programa de Gestão da Qualidade Total.
O 5S é indicado para qualquer ambiente, ele é o próprio bom senso, de modo que pode ser ensinado, aperfeiçoado,praticado para o crescimento humano e profissional.
Esta prática visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, através da melhoria de ambientes. O 5S nada mais é do que fazer oóbvio de maneira óbvia.
O Programa 5S é originário do Japão e refere-se na realidade a 5 letras iniciais de palavras Japonesas, que adaptadas para o português, temos: Seiri: Senso de Utilização Seiton:Senso de Organização Seiso: Senso de Limpeza Seiketsu: Senso de Saúde Shitsuke: Senso de Autodisciplina Todos devemos ter noção dos recursos disponíveis a nossa volta, logo deve-se saber separar o útildo inútil, inclusive os excessos.
O que deve ser “descartado”?
Tudo que for considerado inútil ao setor, materiais que provavelmente não serão utilizados, não esquecendo de coisas que você herdouquando entrou no setor e só permanecem como lembranças. Lembre-se que inútil para você pode ser útil para outras pessoas.
O que pode ser útil para cada setor?
Somente materiais de uso freqüente (em localprático) ou materiais que são usados raramente mas são necessários.
Vantagens:
* Reduz estoque, aumentando espaço disponível.
* Evita compra de materiais em duplicidade e também os danos aosmateriais armazenados.
* Facilita o controle do setor, melhorando a execução do trabalho no tempo previsto.
R Todo material que pode ser útil a outro setor deve ser encaminhado para triagem, assimoutros setores poderão utiliza-los, desde que realmente necessite. O que não for útil a nenhum outro setor será realmente descartado.
Todos devemos saber organizar ou pelo menos manter a organização.
Qualo melhor local para cada material?
O local deve ser determinado pelo setor, avaliando o grau de necessidade. O que for utilizado com freqüência deve estar em local fácil e bastante próximo; o que...
tracking img