Profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPITULO 1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1.1 DEFINIÇÕES DE LOGÍSTICA

Ao contrário do que muitos pensam, não definimos logística somente como transporte, distorcendo o conceito a respeito de logística e das questões a ela relacionadas de forma adequada, CAMPOS (2007, p. 24) afirma que:


Logística é responsável por comprar, armazenar, distribuir materiais e produtos acabados por toda linha deprodução e pela cadeia produtiva, ao menor custo possível e no prazo necessário, incluindo também “todas as formas de movimento de produtos e informações”.

Existem diversas variações a respeito do tema, Christopher define logística de uma forma simplista, citando que a logística é parte do processo de gerenciamento estratégico da compra, do transporte e da armazenagem de matérias-primas, partese produtos acabados (além dos fluxos de informação relacionados) por parte da organização e de seus canais de marketing, de tal modo que a lucratividade atual e futura seja maximizada mediante a entrega de encomendas com o menor custo associado. (CHRISTOPHER, 2011)

Para Campos (2007), o conceito de logística adquirir componente imprescindível e com presença marcante em uma cadeia desuprimentos ou, mais especificamente, item fundamental para o seu bom funcionamento.

[...] a logística é responsável pelo processo que faz com que o produto final ou serviço chegue ao consumidor na hora certa, no lugar certo, da forma correta, ao menos custo possível e mantendo os padrões de qualidade exigidos pelo cliente. (CAMPOS, 2007, p. 4).


De acordo com os autores citados acima, notamos quea logistica, deve ser vista como um processo abragente que integra o fluxo de materiais e informações, desde a fase de projeto e planejamento de um produto, sua função e responder por toda a movimentação de materiais, dentro do ambiente
Interno e externo da empresa.

Para entendemos melhor, BOWERSOX (2011) define o principal objetivo da logística, é fazer com que produtos e serviçosencontrarem-se disponíveis onde são necessários e na ocasião em que são desejados com o mínimo custo possível e com o nível de serviço determinado pelo cliente.

1.2 TIPOS DE LOGÍSTICA

Apreciaremos abaixo algumas áreas da logística, para que possamos compreender a demissão das suas atividades habitualmente adotadas na empresa.

Logística de Suprimentos: A área de suprimentos abrange todo oprocedimento de planejar, executar, controlar e agir, assim tornando eficaz a movimentação e armazenagem dos materiais, garantindo integridade e prazos de entrega aos usuários.

Segundo Moura (2003), suprimentos caracterizam o começo de um ciclo da cadeia logística e tem como elementos: desenvolvimento, especificação e projeto do produto, previsão de demanda, planejamento das necessidades(matéria e recursos), desenvolvimento de novas de fornecimento, compras e seus respectivos controles.

Entendemos que, essa questão alinhada às estratégias entre fornecedor e empresa, e tem como objetivo o mínimo custo possível, a automatização do acervo, tanto na empresa quanto no fornecedor para um planejamento adequado da produção.
É caracterizado como o início da cadeia de logística, etem como principal desempenho, a análise das necessidades de compras, previsão da demanda, recebimentos dos materiais, indicação e acompanhamento dos materiais de compras, recebimento, estoque de matéria-prima e seus respectivos controles.
Por suprimentos, entendemos como uma área essencial para toda cadeia de logística, com base nas características de suprimentos, a logística define seu papel deprocessamento de um pedido.

CHING (2001, p. 93) se refere a suprimento com a seguinte afirmação:

Para reduzir os tempos de fornecimentos de materiais, receber produtos de melhor qualidade, reduzir os estoques tanto na empresa quanto no fornecedor, ter produtos disponíveis sempre que necessário, planejar de forma precisa a produção, é vital integrar os processos da empresa com os...
tracking img