Sistema tegumentar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A pele nada mais é, que uma combinação de tecidos num órgão simples. Ela é um dos maiores órgãos do corpo humano, em peso e superfície.
O Sistema Tegumentar é formado por pele e suas estruturas anexas: (pêlos, unhas e glândulas).
Este órgão forma o revestimento completo do corpo. Reveste também as mucosas do sistema respiratório, digestivo e urogenital e suas aberturas exteriores(boca, nariz, ânus, uretra e vagina). A pele é composta por duas camadas principais:
A epiderme e a derme que é uma camada mais profunda, ela faz parte do tecido conjuntivo denso irregular, e abaixo da derme temos a HIPODERME: é uma camada mais densa, mais grossa, é constituída pelo tecido conjuntivo frouxo. Nesse tecido é depositado gordura, formando assim o tecido conjuntivo adiposo.
Algumasáreas do corpo, como na região anterior da perna (canela) não há hipoderme, a pele está ligada diretamente na membrana que reveste o osso (periósteo).






















DESENVOLVIMENTO

A derme, cório, cútis verdadeira ou pele verdadeira é rija, flexível e elástica. É mais espessa na superfície dorsal do corpo que na ventral e na parte lateral mais que na medial dosmembros. Nas pálpebras, escroto e pênis é excessivamente fina e delicada.
A pele consiste em um tecido conjuntivo com qualidade variável de fibras elásticas e numerosos nervos, vasos sanguíneos e linfáticos. O tecido conjuntivo se dispõe em duas camadas: uma profunda ou reticular e a outra superficial ou papilar.
A camada reticular consiste de tecido fibroelástico, composto sobretudo de feixescolágenos. As células desta camada são principalmente fibroblastos e histiócitos. Nas camadas mais profundas da camada reticular encontram-se glândulas sudoríparas, sebáceas, folículos do pêlo e pequenos acúmulos de células.
A derme é localizada imediatamente sob a epiderme, é um tecido conjuntivo que contém fibras protéicas, vasos sanguíneos, terminações nervosas, órgãos sensoriais e glândulas. Asprincipais células da derme são os fibroblastos, responsáveis pela produção de fibras e de uma substância gelatinosa, a substância amorfa na qual os elementos dérmicos estão mergulhados.
Camadas:
• Papilar
• Reticular
A epiderme, ou cutícula, não é vascularizada, consiste de epitélio estratificado, amolda-se perfeitamente sobre a camada papilar da derme, e varia de espessura em diferentespartes. Em alguns lugares como na palma da mão e planta dos pés, ela é espessa, dura e de textura córnea. O epitélio estratificado da epiderme compõe-se de várias camadas denominadas de acordo com diversas categorias, tais como o aspecto das células, textura, composição e posição. Essas camadas são, de superficial para profundo: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso eestrato basal. O estrato córneo é remanescente das células que contém uma proteína fibrosa, a queratina.
A epiderme penetra na derme e origina os folículos pilosos, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas. Na derme encontramos ainda: músculo eretor de pêlo, fibras elásticas (elasticidade), fibras colágenas (resistência), vasos sanguíneos e nervos.
Camadas:
• Basal
• Espinhosa
• Granulosa
•Lúcida
• Córnea

Sob a pele, há uma camada de tecido conjuntivo frouxo, o tecido subcutâneo, rico em fibras e em células que armazenam gordura (células adiposas ou adipócitos). A camada subcutânea, denominada hipoderme, atua como reserva energética, proteção contra choques mecânicos e isolantes térmico.
Unhas e pêlos são constituídos por células epidérmicas queratinizadas, mortas e compactadas.Na base da unha ou do pêlo há células que se multiplicam constantemente, empurrando as células mais velhas para cima. Estas, ao acumular queratina, morrem e se compactam, originando a unha ou o pêlo. Cada pêlo está ligado a um pequeno músculo eretor, que permite sua movimentação, e a uma ou mais glândulas sebáceas, que se encarregam de sua lubrificação.
Unhas são estruturas achatadas,...
tracking img