Profibus pa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6437 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROFIBUS/PA

PROFIBUS/PA
PROFIBUS-PA é a solução PROFIBUS para automação de processo. O PROFIBUS - PA conecta sistemas de automação e sistemas de controle de processo com os dispositivos de campo tal como transmissores de pressão, temperatura e nível. PROFIBUS PA pode ser usado como um substituto para a tecnologia 4 a 20 mA. PROFIBUS-PA alcança economia de custo de aproximadamente 40% emplanejamento, cabeamento, partida e manutenção e oferece um aumento significativo em funcionalidade e segurança. Uma linha de alimentação separada ( uma fonte de alimentação para zonas potencialmente explosivas pode ser necessário ) é requerido para cada dispositivo em uma configuração convencional. Em contraste, quando PROFIBUS-PA é usado, somente um par de fios é necessário para transmitir todainformação e alimentação para os dispositivos de campo. Isto não somente poupa custos de ligação mas também diminui o número de módulos de I/O no sistema de controle de processo. Isoladores e barreiras não são mais necessários desde que o bus seja alimentado com fontes intrinsecamente seguras. O PROFIBUS-PA permite medir, controlar e regulamentar via uma linha simples de dois fio. Também permitealimentar dispositivos de campo em áreas intrinsecamente seguras. O PROFIBUS-PA permite manutenção e conexão/desconexão de dispositivos durante operação sem afetar outras estações em áreas potencialmente explosivas.

Figura – Rede Profibus - DP e Profibus - PA

PROFIBUS_PA.1

PROFIBUS/PA

A rede Profibus - PA apresenta as seguintes características:  É um protocolo de comunicação dedicado àautomação de processos e otimizado para equipamentos de campo, tais como transmissores, posicionadores de válvulas, atuadores, conversores, etc.           A camada física está de acordo com o padrão IEC 1158- 2, variante H1. Baude rate: 31.25 kbit/s; Sinal de comunicação em codificação Manchester, com modulação de corrente. Topologia: Barramento, árvore/estrela, ponto a ponto. Alimentação:via barramento ou externa, 9-32Vdc em áreas não intrinsecamente seguras Permite no máximo 32 equipamentos( non-”Ex” ) por segmento, num total de 126 equipamentos. Possibilidades de uso em áreas classificadas ( Intrinsecamente Seguro ). Aproximadamente 9 equipamentos ( Explosion Group IIC ). Aproximadamente 23 equipamentos ( Explosion Group IIB ). Os equipamentos de campo são interligados ealimentados via barramento fieldbus. Existe também a possibilidade de alimentação externa, dependendo do tipo do equipamento e fabricante;     Cada equipamento de campo possui um endereço físico que é único no barramento. Cabeamento máximo de 1900m, sem repetidores. Permite 4 repetidores: distâncias até 10Km. Spur max de 120m / spur.

O PROFIBUS DP e PA utliza métodos de acesso de acordo com avariante do protocolo, sendo que se tem:    Token - Pass ( Passagem de bastão ) – Por exemplo mestre para mestre, entre CLP’s. Master - Slave ( Mestre - Escravo ) – Por exemplo entre software de configuração e transmissores no campo Misto – Por exemplo entre CLP’s e transmissores no campo.

PROFIBUS_PA.2

PROFIBUS/PA

Elementos da Rede PROFIBUS DP E PA Basicamente, podemos citar os seguinteselementos de uma rede Profibus: MESTRES ( Masters ) São elementos responsáveis pelo controle do barramento. Eles podem ser de duas classes: • Classe 1: responsável pelas operações cíclicas (leitura/escrita) e controle das malhas abertas e fechadas do sistema de controle/automação (PLC). • Classe 2: responsável pelos acessos acíclicos dos parâmetros e funções dos equipamentos PA (estação deengenharia ou estação de operação: Simatic PDM ). Obs: - os mestres trabalham com o meio físico RS485 ou fibra ótica (até 12 Mbits/s quando se tem os link devices ( IM157-Siemens ) ou SK2 ( Acoplador de alta velocidade da P+F ) os equipamentos de campo são somente escravos.

Figura – O CLP mestre Classe 1

PROFIBUS_PA.3

PROFIBUS/PA

ACOPLADORES ( Couplers ) São dispositivos utilizados para...
tracking img