Professor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pré-história do município
O município de Santo Inácio está localizado onde aconteceu uma grande obra civilizadora realizada pelos missionários da Companhia de Jesus, por ordem do rei de Castela, no início da segunda metade do século XVI, este acontecimento estendeu até a região circunscrita das bacias dos rios Paranapanema, Ivaí, Piquiri e Paraná, integrante da então província paraguaia deGuairá, mais tarde província e hoje estado do Paraná.
As 13 reduções fundadas pelos padres Jesuítas Castelhanos, onde, desde 1554, já existia as povoações oficiais espanholas de Ontiveros, Ciudad Real del Guaira e Vila Rica do Espírito Santo, encontramos a Redução de Santo Inácio Mini, localizado a esquerda do rio Santo Inácio, afluente do rio Paranapanema, e a Nossa Senhora de Loreto, capital daMissão Jesuíta de Guaíra, fundada em 1610, junto a foz da rio Pirapó no Paranapanema.
Foi ai que Montaya escreveu, em 1613, a "Arte y Vocabulário de la Lengua Guarani", que serviu aos missionários para se entenderem com os povos indígenas que dominavam a região, e que foi, talvez, o primeiro livro escrito e impresso em terras da América. Reza a Tradição que o padre Simão Macetta, acompanhado deoutros jesuítas, vindos do Paraguai, penetravam os sertões da Província de Guaíra, às margens do Paranapanema, com o propósito de visitarem os "pueblos" já existentes na região.
Numa tarde cálida do sertão, depois de exaustiva caminhada pela floresta virgem, a caravana se encontravam na embocadura dos rios Pirapó e Paranapanema, onde se decidiu acampar. Enquanto seus piedosos companheiros promoviamos preparativos da primeira refeição do dia, padre Simão, que era excelente violonista, aguardando o instante do recolhimento e da oração, tirava acordes sonoros do seu instrumento e à proporção que a música se elevava em volume e harmonia os habitantes da selva, os bravios tucutis, como que hipnotizados pelo espetáculo da música, movido pela sua natural curiosidade e sentimentos, se aglomeravam aoredor do artista, empolgados pela cena inédita que ali se desenrolava.
Desse espetáculo, os jesuítas que, na realidade penetravam os sertões com o escopo de catequista, não deixaram de tirar imediato proveito para incontinente organizar e fundar "pueblos", ou seja, a primeira redução da Companhia de Jesus.
Naqueles recuados tempos da história eram senhores absolutos e soberanos desta praga osdestemidos chefes guerreiros "Sondá e Tambu Gravetin", os quais ao terem conhecimento da ocorrência, procuraram a entrar em contato com os ministros de Deus, para asseverar-lhes tom amistoso, porém, enérgico: "co ivi iguerecó yara", que dizia "esta terra tem dono" repetindo o histórico lema do grande e temível cacique Guairacá.
Inteligentes e hospitaleiros, os chefes índios não deixaram contudo,de acolher a idéia do padre Simão Macetta, propondo-se a auxilia-lo, na medida do possível, para a fundação da redução jesuíta idealizada por aquele missionário.
Assim, removido o único empecilho que poderia entravar a concretização da idéia, surgiu no mesmo local, onde se operou o "milagre do violonista", a redução de Nossa Senhora de Loreto, tendo sido mais tarde mudada sua denominação para"Santo Inácio Maior".
Decorridos alguns anos, o padre Lorenzo de Lorenzoni, no anseio de progresso que lhe animava o espírito realizador, fundou outra redução a que deu a denominação de "Redução de Santo Inácio Mini" que, como a primeira, ficou situada às margens do rio Paranapanema.
Santo Inácio Mini se desenvolveu com extraordinária intensidade conseguindo, em pouco tempo, sobrepujar sua congêneremaior, de vez que os índios na nação Tucuti, preferiram erguer suas malocas em torno da Redução menor (mini). Assim, em 1608, quando Dom Hernández, vice-rei da Espanha, visitou seu cunhado, padre Mário, administrador da Redução, encontrou Santo Inácio Mini em franca expansão, dispondo de uma população de mais de cem mil habitantes, ao passo que Santo Inácio Maior contava com quinze mil...
tracking img