Politica social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (791 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Política Social no Brasil contemporâneo: entre a inovação e o conservadorismo

Os anos 1990 até os dias de hoje têm sido de contra-reforma do Estado e redirecionamento das conquistas de 1988, numcontexto em que foram derrubados aquelas condições politicas por meio da expansão do desemprego e da violência.

A contra-reforma neoliberal e a politica social

O momento que o Brasil passava noinício da década de 1990 pode ser sintetizado em desafios e contradições centradas num regime de altíssima inflação e incertezas quanto à condução política que seria tomada para uma nova tentativa
dearrefecimento desse fenômeno econômico.
Os problemas no espaço do Estado brasileiro eram apontados como causas centrais da profunda crise econômica e social vivida pelo país desde o inicio dos anos1980.
Nessa acepção, buscou-se uma forma que equalizasse a aporia econômica e, simultaneamente, abrisse espaço para um novo caminho para a acumulação de capital, qual seja: a financeira. Diantedesse novo espectro, o Brasil com um histórico de “atrasos” é sugado para uma nova etapa do capitalismo mundial.
O Brasil, foi apresentado às políticas neoliberais a partir do governo Collor, mas somentecom eleição de
Fernando Henrique Cardoso que aplicou seus ditames no Estado Brasileiro.
Esse fato fica mais claro quando se considera a história do século XX onde foi se afirmando a idéia de que oEstado é responsável pela proteção dos setores sociais mais vulneráveis economicamente. Mas foi só depois da II Grande Guerra (1939-1945), com a conquista do welfare State [Estado de bem-estarsocial], que se consolidou o conceito de Seguridade Social.
A trajetória da social-democracia , foi a de se afastar cada vez mais da luta e da tradição marxista, no contexto do neoliberalismo, passou atrair suas próprias reformas, adotando políticas neoliberais em vários países a partir dos anos de 1980.
O centro da "reforma", foi o ajuste fiscal. O "reformismo" neoliberal traz em si uma forte...
tracking img