Professor e professor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROFESSOR E PROFESSOR DE MATEMÁTICA:
das informações que se tem acerca da formação que se espera
 
Antonio Vicente Marafioti GARNICA1
 
Resumo:
O presente artigo faz um levantamento da bibliografia disponível acerca da formação de professores em cursos de licenciatura, iniciando com um tratamento hermenêutico ao termo "formação", passando pela atual situação dos docentes no estado de SãoPaulo. Caracteriza a constituição das instituições formadoras e levanta aspectos convergentes em relação ao tratamento do tema na literatura. Finalmente são feitas considerações específicas sobre a formação dos professores em cursos de Licenciatura em Matemática.
Palavras-chave: Formação de professores, professores de Matemática, revisão bibliográfica.      
 
"Por um lado, a profissão [deprofessor] é composta por rotinas que o docente põe em ação de forma relativamente consciente, mas sem avaliar seu caráter arbitrário, logo sem as conhecer e controlar verdadeiramente. /.../ Outros momentos da prática são a expressão do habitus que tem sua gênese como interiorização de constrangimentos objetivos. Tendo em consideração a urgência e o caráter inconfessável ou impensável da prática, oprofessor realiza coisas que desconhece ou que pretende não ver. Para além da rotina e da urgência, o professor tem uma terceira razão para não saber ao certo o que está a fazer na sala de aula: é o pressentimento de que uma lucidez total destruiria sua auto-estima."
(Philippe Perrenoud, Práticas pedagógicas, profissão docente e formação)
 
 
I. Considerações iniciais: uma reflexão em formação"No fundo, no fundo, ninguém forma ninguém. Existe, sim, uma auto-formação": foi o que nos disse o professor António Nóvoa na conferência de abertura do III Congresso Estadual Paulista sobre a Formação de Educadores. E isto nos faz pensar. Qual o sentido, então, das rotinas e rituais desempenhados em sala de aula? Qual o papel do professor? A que se reduzem "ensino" e "aprendizagem"? Afinal, sobre oque dizemos quando falamos "formação"?
Uma procura do significado do termo "formação" é, aqui, nossa proposta. E buscamos desvelar os vários significados já atribuídos ao termo, uma trajetória que, além da etimologia, crava suas raízes na hermenêutica. O início dessa tarefa interpretativa dá-se em algum ponto de apoio entre os que nos estão disponíveis no mundo2, a partir do qual inferências evariações possíveis são investigadas.
"Formação. [Do latim formatione.] Ato, efeito ou modo de formar. Constituição, caráter. Maneira por que se constituiu uma mentalidade, um caráter ou um conhecimento profissional" (Ferreira, 1986). Assim, o léxico nos dá uma primeira abordagem e nos leva a procurar por outras fontes.
No seu Verdade e método (Cf. Gadamer, 1992), uma das obras capitais sobre osestudos humanísticos, Gadamer dá indicativos da origem do termo "formação" quando lapida os significados de Bildung. Uma das acepções do Bildung alemão é o equivalente formatio do latim, do qual herdamos nosso formação. É por essa relação íntima entre formatio e Bildung que recorremos ao filósofo alemão:
 
"A primeira coisa a notar sobre o conteúdo usual da palavra Bildung é que a idéiaprimeira, de uma 'forma natural' - que se refere à aparência externa /.../ - desligou-se, quase que totalmente, da atual concepção. Hoje, Bildung está intimamente relacionado com a idéia de cultura e designa, primeiramente, o modo propriamente humano de desenvolver seus talentos e capacidades. /.../ Kant /.../ fala do 'cultivo' de uma capacidade (ou 'talento natural'), que, como tal, é um ato de liberdadedo sujeito em ação. /.../ o surgimento do termo Bildung evoca a tradição mística antiga, de acordo com a qual o homem carrega em sua alma a imagem de Deus, depois de ter sido cativado, e cuja imagem o homem deve cultivar em si próprio. /.../ Bildung não é tido como uma construção técnica, mas brota de um processo próprio de formação e cultivo, e permanece num processo, que lhe é inerente, de...
tracking img