Professor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Segundo o texto, a fusão da psicologia com a filosofia durante cerca de dois mil anos foi determinada como sendo amorfa e indefinida tendo como preocupação embrionária o homem enquanto possuidor de “algo”. Desta forma esse algo foi determinado como sendo a alma do individuo e a psicologia como sendo o “estudo da alma” em sua definição primaria, e foi um pensamento que foi considerado por muitotempo. Vamos desmembra a palavra psicologia para entendermos um pouco mais sobro seu significado:
Psicologia vem do grego ψυχολογία = Psykhologuia, se desmembrarmos em duas a palavras desta forma Psykhe = psique que significa alma ou mente e  λόγος = logos que significa estudo logo psicologia significa estudo da alma ou estudo da mente que seria o sentido mais atual para a palavra.
“Nopensamento grego primitivo, a alma está implícita nas concepções de homem e seu destino”. É semelhante ao corpo que habita, embora mais tênue menos densa... Como um sopro. No contexto da época “A alma humana é atribuída como parte da realidade universal” quer dizer que “se o homem é capaz de respirar é porque no universo existe ar; se é capaz de pensar é porque existe razão”. Esta ideia pode ser observadaem muitos postulados do filosofo Heráclito, que defende a ideia de eu se o individuo for separado de sua essência nada funcionaria no individuo, ou seja, na dialética heraclitiana se encontra o processo de dois elementos que ora se fundem e se tornam um terceiro elemento, distinto dos dois primeiros, como ele mesmo expôs em relação ao fogo. No princípio era o fogo, que se identifica com adivindade, por um processo natural, do fogo (em oposição a ele) teve origem o mundo; por um processo de “extinção” transformou-se em água e depois em terra. Por um novo processo de “ascensão”, a terra volta a ser água e a água tora a fogo. Assim a “luta” separa os elementos, e a “concórdia” tende a reconduzi-los ao fogo donde provieram. Nestas vicissitudes em que a luta vai demolindo o trabalho daconcórdia, o triunfo final caberá à concórdia. Mas então intervirá a divindade, construindo um novo mundo, em que as duas forças antagônicas entrarão de novo em ação.
Esse pensamento racional se estabelece como vários filósofos, segundo o autor, denominados como pré-socráticos, ou seja, os filósofos deste período se preocuparam em estudar o mundo exterior nos elementos que o constituem, na sua origem enas contínuas mudanças a que está sujeito, é a grande questão que dá a este período seu caráter de unidade.
Sócrates aproxima o homem do conhecimento de si mesmo, acredita que a atitude de autoconhecimento, de reconhecimento da própria ignorância e da busca determinante do conceito dos fenômenos irá garantir a firmeza moral. Para Sócrates (469/ 399 a C.) a principal característica do ser humanoera a razão – aspecto que permitiria ao homem deixar de ser um animal irracional.
Platão - discípulo de Sócrates, conclui que o lugar da razão no corpo humano era a cabeça, representando fisicamente a psique, e a medula tria como função a ligação entre mente e corpo.
Já Aristóteles - discípulo de Platão – entendia corpo e mente de forma integrada, e percebia a psiqué como o princípio ativo davida: “é fonte das atividades próprias de cada ser vivo. E as almas dos diversos seres vivos se diferem de acordo com estas diferentes atividades, por meio das quais se exprimem. A alma é, segundo a definição mais geral que Aristóteles nos apresenta, a forma de um corpo orgânico. Assim, conforme Aristóteles, o corpo humano não é obstáculo, mas instrumento da alma racional, que é a forma do corpo. Ohomem é a unidade substancial de alma e corpo e a alma cumpre a função de forma em relação à matéria, tendo como característica a racionalidade”.
É muito difícil achar uma ideia concreta do que seria alma na antiguidade e idade media pois para que isso seja dito com exatidão é preciso que tenhamos referencia como data e local para que possamos discutir esse ponto, porém, o texto nos deixa...
tracking img