Meu deus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (437 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Primeiramente, pouco antes de começar a prática experimental, foi verificado se todos os materiais e reagentes estavam na bancada e em prontas condições de uso. Alémdisso, visando agilizar e facilitar a organização dos resultados a serem obtidos no experimento, foi realizada uma marcação dos tubos de ensaio com números (os valores de pH da solução tampão, quevariavam de 3 a 12) e as iniciais dos nomes dos indicadores ácido-base para a etapa da preparação das escalas de pH, e com as fórmulas moleculares dos sais e as iniciais dos nomes dos indicadores na etapade avaliação do pH dos sais. Feito isso, pôde-se, efetivamente, iniciar o processo experimental.
Para a etapa de preparação de escalas para a avaliação de pH, colocou-se, em cada um dos tubos deensaio marcados e destinados a essa etapa, 2 mL de solução tampão com pH correspondente a numeração do tubo, e, posteriormente, duas gotas do respectivo indicador ( os usados foram: Vermelho de Metila,Alaranjado de Metila, \Fenolftaleína e Azul de Bromotimol) em cada um dos tubos marcados para recebê-lo. Após agitar os tubos, observou-se que, em cada um deles, houve ou formação de uma determinadacor ou permanência em um estado incolor, resultados esses que foram anotados na tabela disponibilizada no roteiro. Feito isso, pôde-se, então, determinar o pH de viragem em cada um dos indicadores eanotar os resultados obtidos.
Para a etapa de avaliação qualitativa do pH de soluções de sais, por sua vez, colocou-se 2 mL de água destilada em cada um dos tubos de ensaio marcados e destinados a essaetapa, e, posteriormente, duas gotas do respectivo indicador (nessa etapa também foram usados, somente, Vermelho de Metila, Alaranjado de Metila, Fenolftaleína e Azul de Bromotimol) em cada um dostubos marcados para recebê-lo e, logo depois, duas gotas do respectivo sal (os usados foram: Cloreto de Sódio, Cloreto de Amônio, Acetato de Sódio, Carbonato de Sódio e Acetato de Amônio) em cada um...
tracking img