Processos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5813 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PERFIL DA ORGANIZAÇÃO

Razão social: Usina Cerradão LTDA.
Nome fantasia: Usina Cerradão
CNPJ: 08.056.257/0001-77

Denominação e forma de constituição, dados e fatos relevantes da origem da organização, natureza e ramo de atuação, informações sobre o porte da empresa


A empresa Usina Cerradão Ltda. foi criada em primeiro de junho de dois mil e seis, através da união de dois gruposligados ao agronegócio, sendo eles: Grupo Queiroz de Queiroz e o Grupo Pitangueiras.
O Grupo Queiroz de Queiroz é formado pela família Queiroz, família essa que possui uma historia de mais de duzentos anos de tradição e trabalho no triângulo mineiro. O grupo foi fundado em 1974 e vem trabalhando com pecuária de corte e leite, cultivo de grãos como milho, sorgo e soja, alem de fornecer cana deaçúcar para usinas já instaladas na região, como a Usina Itapagipe e Usina Moema.
Com grande expansão da cana de açúcar, a grande disponibilidade de terras da família e o grande potencial de produção do triangulo mineiro, o grupo decidiu em 2006 procurar um sócio que possuísse grande conhecimento e tradição na área industrial de açúcar e álcool para a fundação de uma usina que pudesse agregar valorao seu produto agrícola e gerar desenvolvimento em toda a região.
O grupo Pitangueiras iniciou-se dia 01 de maio de 1975 com a fundação da Indústria de Aguardente São Rafael Ltda., com sede social localizada na Fazenda Santa Rita no município de Pitangueiras no estado de São Paulo, sob a direção dos sócios, Rafael de Andrade e Possidonio de Andrade Neto.
A empresa, como o próprio nomedenota, fabricava aguardente de cana de açúcar. Sua capacidade de moagem era de 1000 toneladas ao dia e a produção 2.700.000 litros de aguardente.
Em abril de 1978 foi admitido na sociedade o senhor João Batista de Andrade, filho de Rafael de Andrade, quando há alteração da razão social para Indústria de aguardente Pitangueiras Ltda., que nessa ocasião produzia-se 3.856.000 litros por dia.
No anode 1980 passa a constituir a sociedade o senhor José Pedro Andrade também filho do Rafael de Andrade, para reforçar ainda mais a empresa. No dia 2 de maio de 1.984 sob denominação, Destilaria Pitangueiras Ltda., a empresa torna-se mais uma produtora de álcool no pais. A primeira produção de álcool foi de 16.321.000 litros.
Em 2000 teve inicio a construção da fabrica de açúcar, salão de ensaque,ampliação dos laboratórios de análise, indústrias e deposito do produto finalizado.
O grupo veio expandindo o negócio ate que em 2006, acreditando no grande futuro do etanol brasileiro e produção de energia elétrica, através de biomassa, resolve dar inicio a construção de uma nova unidade, procurando para instalações uma região com potencial produtivo e um grupo com disponilibilidade de terrase conhecimento agrícola para associar- se ao novo empreendimento.
Assim, em 01 de janeiro de 2006 através da união entre o grupo Queiroz de Queiroz e o grupo Pitangueiras, foi fundada a nova empresa de denominação Usina Cerradão Ltda., empresa com capital social de R$ 50.000.000,00.
A Usina cerradão, tem sua sede social localizada na Fazenda Cerradão, rodovia MG 225, Km 30, na zona rural deFrutal – MG. A empresa atua no setor de produção de açúcar, álcool e energia elétrica, através da biomassa.
Vista como uma empresa de grande porte, a usina cerradão é dividida em três setores, sendo eles: setor agrícola, industrial e administrativo.
Todos os setores, embora sejam separados, tem a necessidade de trabalharem interligados entre si e em conjunto para melhor andamento dos processosde produção. Por ser uma empresa que explora o setor sucroalcoleiro, a Usina Cerradão tem a necessidade de estar em operação vinte e quatro horas por dia, isso porque o processo de produção não pode parar.
Para isso a empresa conta com a mão obra de 1.338 colaboradores, produzindo etanol, açúcar e co-gerando energia, sendo 772 colaboradores efetivos e 566 colaboradores safristas. Esses...
tracking img