Processos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TECNOLOGIA DE GESTÃO FINANCEIRA

2º. SEMESTRE

PROCESSOS GERENCIAIS













Prof. Jailton




Itapecerica da Serra, 29 de Novembro de 2012.
Introdução


Neste trabalho vamos mostrar o que é, e quais os tipos de planejamento dentro de uma ação empresarial explicando e dando exemplo de cada um deles.

Vamos apresentar ummodelo de Organização da ação empresarial, onde montamos um plano estratégico para realizar um projeto onde o tema escolhido foi ambiental: coleta seletiva de material reciclável, mostrando as vantagens da reciclagem e o que pode ser feito com alguns materiais recicláveis.
Analisando também a direção da ação, ou seja, como se devem direcionar as pessoas para que possam desempenhar umbom trabalho e fazer conforme o que a empresa tem necessidade.
Para dar finalidade vamos apresentar qual a importância do controle da ação empresarial, das competências organizacionais e criação de valor dentro das empresas.






























Planejamento

Planejamento é uma função administrativa é a fase do processoadministrativo que avalia o desempenho, e tem a ação para corrigir se necessária.




Tipos de planejamento

Planejamento estratégico: Tem envolvimento de decisões estratégicas, que são de longo prazo e envolve o ambiente planejado como um todo, tem objetivos, seleção de cursos de ação a serem seguidas.

Planejamento tático: Tem envolvimento de decisões sobre objetivos de curtoprazo, e procedimentos e ações que geralmente afetam apenas uma parte do ambiente planejado. Trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no planejamento estratégico

Planejamento operacional: Tem envolvimento de decisões operacionais e diz respeito a planos normalmente derivados de planejamentos estratégicos e táticos elaborados anteriormente.PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O Planejamento estratégico – Nada mais é que o planejamento realizado no nível institucional da empresa e normalmente se refere aos aspectos globais que envolvem a empresa como uma totalidade. Sua dimensão de tempo é o longo prazo. As três características básicas que identificam o controle estratégico da empresa são:

Nível de decisão: é decidido no nívelinstitucional da empresa.

Dimensão de tempo: é orientado para longo prazo.

Abrangência: é genérico e abrange a empresa como um todo.

Devido às dificuldades nas atividades da empresa, torna-se difícil abordar o controle em sua totalidade, uma vez que existem muitos tipos de controles: financeiros, contábeis, de produção, de qualidade, de inventários, de vendas, depessoal, etc. Isto significa que muitas pessoas têm foco, dentro das empresas, de tarefas relacionadas com o acompanhamento e avaliação das atividades correntes e passadas, comparando-as com normas e padrões desejados pela empresa. Se os resultados se afastam ou se desviam das normas prescritas, alguma ação corretiva deve ser tomada.

Todo sistema depende de insumos ou entradas que procedem deseu meio ambiente para podermos funcionar. Os insumos ou entradas são processados pelos diversos subsistemas e transformados em saídas ou resultados (produtos ou serviços) que retornam ao meio ambiente. A eficiência do sistema consiste em manter uma relação viável de entradas / saídas. O sistema perde eficiência quando seus insumos ou entradas demoram a chegar, por qualquer motivo, ocorrendoparadas ou esperas dos subsistemas.

O controle estratégico visa a duas finalidades principais:

Correção de falhas ou erros existentes: o controle serve para detectar falhas ou erros – seja no planejamento ou na execução – para apontar as medidas corretivas adequadas para saná-las.

Prevenção de novas falhas ou erros: ao corrigir as falhas ou erros existentes, o...
tracking img