Processos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA
INSTITUTO SUPERIOR TUPY – IST
TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

ADEMIR SIMINIHUK – MAT. 110005772
FERNANDO SCARMUCINI – MAT. 110004690
JULIANO PANO – MAT. 110004689
MAURI SIDINEI KALSING – MAT. 110004677

PROJETO INTEGRADOR DE VALORES HUMANOS PARA A COOPERATIVA DE CRÉDITOS SICREDI

REALEZA – PR
AGOSTO/2010
ADEMIR SIMINIHUK – MAT. 110005772FERNANDO SCARMUCINI – MAT. 110004690
JULIANO PANO – MAT. 110004689
MAURI SIDINEI KALSING – MAT. 110004677

PROJETO INTEGRADOR DE VALORES HUMANOS PARA A COOPERATIVA DE CRÉDITOS SICREDI

Projeto Integrador de Valores Humanos, orientado pela Profª. Aurecy Costa, do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, submetido ao Instituto Superior Tupy, para obtençãode nota final da disciplina de Projeto Integrador de Valores Humanos.

REALEZA – PR
AGOSTO/2010
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4
3 DESENVOLVIMENTO 7
3.1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 7
3.2 COLETA DE DADOS 7
3.3 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS 8
3.3.1 Aspectos relacionados à cultura praticada na empresa, as expectativas de progresso, e possibilidade de carreira. 83.3.2 Aspectos relacionados aos benefícios que a empresa oferece. 9
3.3.3 Aspectos relacionados ao relacionamento pessoal e profissional. 10
3.3.4 Aspectos relacionados à carreira, expectativas de progresso, incentivos, etc. 11
3.3.5 Aspectos relacionados ao relacionamento entre chefia e subordinados. 12
3.4 PROPOSTAS DE MELHORIAS 13
4 CONTRIBUIÇÃO À SOCIEDADE 15
CONSIDERAÇÕES FINAIS 16REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17
APÊNDICES 18

INTRODUÇÃO

A elaboração deste trabalho tem como tema o Clima Organizacional interno de uma organização. Como forma de identificar o Clima Organizacional da Cooperativa de Crédito SICREDI, de Santa Izabel do Oeste (PR), o estudo tem por base a aplicação de uma pesquisa denominada de PCO – Pesquisa de Clima Organizacional.
Tendo em vista anecessidade de aplicação de uma PCO para identificar a satisfação dos colaboradores em relação aos aspectos internos à organização destaca-se que a principal problemática está na identificação de que fatores afetam diretamente o desempenho e o atingimento das metas organizacionais propostas e quais contribuem para a motivação dos colaboradores e para o aumento da produtividade.
Estabeleceucomo objetivo geral, para este trabalho, o seguinte: Desenvolver, aplicar e analisar uma Pesquisa de Clima Organizacional, abrangendo a totalidade de colaboradores da empresa, em todos os níveis.
O objetivo geral estabelecido neste estudo é desmembrado nos seguintes objetivos específicos:

▪ Levantar junto aos colaboradores, através da aplicação de questionário, o grau desatisfação, entendimento, envolvimento e opiniões sobre aspectos internos característicos à Cooperativa de Créditos SICREDI, ao tratamento aos colaboradores e ao inter-relacionamento praticado na cooperativa;
▪ Analisar e interpretar criticamente esses resultados;
▪ Sugerir melhorias nos aspectos considerados como mais “fracos” e reforço nos aspectos considerados “fortes” pelosparticipantes da pesquisa.

A importância da realização desta pesquisa está baseada no maior entendimento sobre o assunto e na melhor aplicação prática de uma pesquisa do gênero visando à identificação da motivação em relação aos fatores internos da cooperativa com vistas a obter melhorias em seu desempenho e corrigir os itens falhos ou considerados fracos.
O trabalho tem por base a pesquisabibliográfica que permite o conhecimento de diversas opiniões sobre o assunto que envolve a presente pesquisa visando sua melhor aplicação. Os dados da PCO foram coletados através dos questionários aplicados. Em seguida tabularam-se os dados obtidos e realizou-se a análise qualitativa destes.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O início dos anos 90, segundo Luz (2003), é marcado pela...
tracking img