Processos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATPS – Processo Administrativo: As funções administrativas – teoria e prática
Disciplina: Processos Gerenciais
O presente trabalho tem como assunto a análise do planejamento de uma empresa, instrumento indispensável para a permanência saudável desta no mercado. Aqui se pretende tecer comentários das obras literária dirimindo as controvérsias, porém sem qualquer intenção de esgotar o assunto.Como de rigor, é necessário entender a referida ferramenta para uma melhor compreensão e visão da sua essência, para isto apresentaremos três conceitos de autores distintos, mas que trazem a mesma idéia, onde um complementa o outro, senão vejamos:
Segundo Oliveira; Prado e Silva, planejamento é

“[...] tanto uma necessidade organizacional como uma responsabilidade administrativa. Peloplanejamento, a organização escolhe metas baseadas em estimativas e previsões futuras, dando forma e direção aos esforços de administradores e trabalhadores dos demais níveis organizacionais” (1960, p. 107-108).

Caravantes, Panno e Kloeckner ao conceituar planejamento de imediato aponta o que não vem a sê-lo, ou seja, “ não diz respeito a decisões futuras, mas sim ao futuro impacto das decisõesque são tomadas hoje” ainda completa, “ O planejamento implica avaliar o futuro e preparar-se para ele, ou mesmo criá-lo”. (2205, p. 404).
E, Chiavenato, não menos importante do que os demais autores traz a ideia do planejamento como sendo a “[...] primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle.”, acrescenta” oplanejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando, como e em qual sequência. “(2011, p. 138)”.
Diante dos conceitos apresentados podemos concluir que o planejamento é um ato administrativo que deve ser rigorosamente observado, pois deste depende o futuro da empresa, visto que as atitudes do presente se refletirão no futuro; ainda, a imprevisibilidade seja daeconomia, da cultura ou qualquer outro fator abruptamente pode mudar as diretrizes da empresa, abalando significativamente a estrutura empresarial que precisa estar pronta e bem alicerçada, forma que se conta com o auxílio do planejamento. Igualmente, o planejamento também proporciona ao administrador a possibilidade de jogar com o futuro, ou seja, sugestioná-lo as suas necessidades ou mesmo seusinteresses, é claro de forma pequena.
O referido instrumento é dividido em níveis, quais sejam: planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional, denominados por Caravantes, Panno e Kloeckner como Top (estratégico), Middle (intermediário) e Lower level (operacional).
Cada nível será abordado a seguir.
Planejamento Estratégico – Este nível é considerado o mais complexo,além disso, trata das metas de longo prazo, abrange toda a organização como sendo única e aberta no escopo de atingir objetivos globais da empresa. Segundo Chiavenato, o referido planejamento exige sete etapas, sendo: determinação dos objetivos, análise ambiental externa, análise organizacional interna, formulação de alternativas, elaboração do planejamento, implementação e execução e avaliaçãodos resultados.
Planejamento Tático – trata-se de um nível intermediário, permanente, sistêmico, interativo e contínuo, voltado para o futuro cujo foco é a racionalidade das decisões, possui uma técnica cíclica, de coordenação, de mudança e inovação, de alocação de recursos. O mencionado planejamento nada mais é que o liame entre o planejamento estratégico e o operacional.
PlanejamentoOperacional – O referido planejamento tem como foco o aprimoramento e maximização dos resultados, inicia-se com base nos objetivos estabelecidos no planejamento tático desenvolvendo planos (procedimentos, orçamentos, programas ou programações e regulamentos) e procedimentos detalhados. Este planejamento trata de operações imediatas (dia-a-dia) de alcance estritamente local.
Pois bem, em breve síntese...
tracking img