Cpc 16

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O objetivo do presente trabalho é apresentar o tema CPC 16, discutindo e explicando um pouco mais sobre o seu significado, qual o seu conceito, para que serve e como é utilizado.
Veremos a respeito das funções do CPC 16 e a sua ligação com os estoques. Para isso vamos um pouco mais a fundo, procurando conhecer o que é um estoque, qual o seu conceito e objetivo, e assim, descobrindocomo age o CPC 16 para estabelecer o tratamento contábil para os estoques e como o mesmo orienta sobre a determinação do valor de custo dos estoques.
Trataremos ainda do Pronunciamento Técnico do CPC 16, que tem como objetivo identificar qual deve ser o tratamento contábil para os estoques, além das suas definições, que envolvem temas como: “Valor Realizável Liquido”, “Valor Justo” e “Contas deEstoque”, mostrando cada um dos significados destes temas.

Estoques
CONCEITO
O estoque é representado pelo conjunto de matérias-primas, produtos em fabricação, produtos prontos, material de aplicação e material de embalagem, nas indústrias, e pelas mercadorias, nas empresas comerciais.
Objetivo
O estoque ocorre em operações produtivas porque os ritmos de fornecimento e de demanda nem sempreandam juntos. Os estoques são usados para atender às necessidades decorrentes das diferenças entre fornecimento e demanda na produção.
Todas as operações mantêm estoques de algum tipo. Os ítens mantidos em estoques em diferentes operações vão variar consideravelmente em valor. Alguns tipos de operação, como os serviços profissionais, manterão níveis baixos de estoque, enquanto outras, como asoperações de varejo ou armazéns, vão manter grandes quantidades de estoque de mercadorias para vendas.
O estoque pode ocorrer em diversos pontos dentro de uma operação. Em algumas operações, como uma loja de varejo, existe um estoque principal de bens, enquanto em outro extremo, por exemplo, há muitos pontos nos quais pode ocorrer estoque.
Há três tipos principais de decisões que os gerentes deprodução precisam tomar em relação a planejamento e controle dos seus estoques. São:
* Quanto pedir cada vez que houver um pedido de reabastecimento de estoques;
* Quando pedir o reabastecimento de estoques; 
* Como controlar o sistema de planejamento e controle de estoques.
A decisão de quanto pedir envolve equilibrar os custos associados à colocação de um pedido. Os principais custosde manutenção de estoques são usualmente relacionados ao capital de giro, enquanto os principais custos de pedidos são usualmente associados às transações necessárias para gerar informação para colocação do pedido.
Mediante toda essa necessidade das empresas de controlar os estoques e seu custos com eles que o Comitê de Pronunciamento contábil se Pronunciou através do CPC 16 sobre o Estoque e suaMensuração.

Pronunciamento Técnico CPC 16
Objetivo
Esse Pronunciamento tem como objetivo identificar qual deve ser o tratamento contábil para os estoques. A questão fundamental na contabilização dos estoques é quanto ao valor do custo a ser reconhecido como ativo e mantido nos registros até que as respectivas receitas sejam reconhecidas. Este Pronunciamento proporciona orientação sobre adeterminação do valor de custo dos estoques e sobre o seu subsequente reconhecimento como despesa em resultado, incluindo qualquer redução ao valor realizável líquido. Também proporciona orientação sobre o método e os critérios usados para atribuir custos aos estoques
Definições
* Valor Realizável Liquida: De acordo com a norma internacional de contabilidade IAS 2, é definido como opreço de venda estimado no decurso ordinário da atividade empresarial menos os custos estimados de conclusão e os custos estimados necessários para efetuar a venda.
O valor realizável líquido refere-se portanto à quantia líquida que uma entidade espera realizar com a venda do inventário no decurso ordinário da atividade empresarial. O justo valor reflete a quantia pela qual o mesmo inventário...
tracking img