Processos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
ATPS
Disciplina: Processos Gerenciais
Prof º Lincon Lopes
Tecnologia em Recursos Humanos
Tutor a distância: Michele Braz Simões


Ananda Torres Lima – RA 399261
Bruna Costa Souza – RA 393470Clarissa Alvares Rangel – RA 388944
Jonathan Santos – RA 396516
Liliane Barcelos Leite – RA 388940





Porto Alegre/RS
2012

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir mostrara de forma simplificada a organização, destacando a importância do planejamento, da direção e controle para um bom desempenho humano para seu sucesso. Abordaremos fatores internos eexternos à própria organização e sua estrutura. Analisaremos alguns conceitos de gestão pela qual direcionam as organizações nas empresas, com a análise desses elementos de articulação nos possibilitará entender as especificidades e as complexidades que se formam entre diversos modelos de gestão.











































1. FUNÇÃOADMINISTRATIVA: O PLANEJAMENTO

































































2. PROCESSO ADMINISTRATIVO: ORGANIZAÇÃO

A organização de um evento necessita desde o seu princípio de um plano básico de ação, ou seja, um planejamento estratégico. O planejamento estratégico nada mais é do que omodo como colocamos em prática o objetivo proposto e almejado.
Para alcançar o objetivo principal, nesse caso a organização de um evento de apresentações musicais para uma determinada comunidade, será necessária a execução de algumas etapas do planejamento estratégico, são elas:

Objetivos: São as pretensões e propósitos tomados em conjunto para definir a razão de existir doprojeto, aqui também está presente a hierarquia de objetivos onde cada “departamento”, fica responsável por um objetivo.


Análise das condições ambientais: É o modo como a empresa busca conhecer e perceber o que ocorre no ambiente externo, ou seja, suas necessidades, dificuldades, restrições e oportunidades, dentre outros fatores que possam abranger o ambiente geral e o ambiente de tarefa.Na análise do ambiente geral estão envolvidos fatores como tecnológicos, políticos, econômicos, legais, sociais, demográficos e ecológicos. Já na análise do ambiente tarefa estão envolvidos consumidores e usuários, fornecedores de recursos, concorrentes e agências regulamentadoras.

Análise organizacional ou análise das condições internas da empresa: É o processo ao qual a empresa buscaexaminar seus recursos financeiros, mercadológicos, humanos e produtivos para estabelecer certo controle de suas ações e saber explorar oportunidades levando em conta também possíveis ameaças. Seus aspectos envolvidos são: Missão e visão organizacional, recursos disponíveis, estrutura organizacional, tecnologias, as pessoas suas habilidades e talentos e o estilo de administração.

Formulaçãode alternativas estratégicas: Refere-se ás ações futuras da empresa podendo ser estratégias ofensivas, que buscam novas oportunidades e desafios ou estratégias defensivas, essas por sua vez têm controle centralizado e não se preocupam com mudanças de domínio.

Elaboração do planejamento estratégico: Isto é como colocar em ação tudo visto anteriormente, tendo em vista o que há no ambientee o que temos na empresa.


Com base em todo o conteúdo visto anteriormente sobre planejamento estratégico como função administrativa, colocaremos em prática o plano de ação para a organização de um evento cultural de apresentações musicais de grupos de uma localidade circunvizinha a uma determinada instituição de ensino. Para este evento serão necessárias algumas informações...
tracking img