Processos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância
Tecnologia Gestão de Recursos Humanos

Fabiana Padilha Perin – R.A. 4573906167
Fernanda Cristina Souza Maia – R.A. 4928593902
Jaires Silva Pires - R.A. 4932936398
Maria Elizabeth Cavalcanti Alves – R.A. 5399824044
Maria Socorro de Jesus – R.A. 4932906150

DESAFIO DE APRENDIZAGEM
Processos Gerenciais

Trabalho decomplementação educacional apresentado à Anhanguera Educacional, do curso de Graduação Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos.

Orientador: Profº Luciano Sampaio.



SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO2. ETAPA 12.1 PLANEJAMENTO ( o que é planejamento)2.2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO2.3 PLANEJAMENTO TÁTICO2.4 PLANEJAMENTOOPERACIONAL2.5 CONSIDERAÇOES FINAIS3. ETAPA 23.1 ORGANIZAÇÃO3.2 DIVISÃO DO TRABALHO ORGANIZACIONAL3.3 RESPONSABILIDADE ORGANIZACIONAL3.4 NÍVEIS DE AUTORIDADE ORGANIZACIONAL3.5 EVENTO CULTURAL( desafio proposta ATPS)4. ETAPA 34. 1 DIREÇÃO 4.2 NÍVEIS DE DIREÇÃO 4.3 CONSIDERAÇÕES FINAIS4.4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICA5. ETAPA 45.1 CONTROLE 5.2 CONSIDERAÇÕES FINAIS5.3 IMPLICAÇÕES ÉTICAS | |

1.INTRODUÇÃO
Estamos vivendo hoje num mundo empresarial muito competitivo e com muitas mudanças e o planejamento é uma das técnicas mais utilizadas pelas organizações. Deve se fazer uma analogia empresa do passado corrigindo seus erros, reciclar no presente, para se mantiver atualizado e estiver sempre prosperando. Aproveitar as oportunidades e minimizar as ameaças, corrigir os pontos fracos e aperfeiçoar ospontos fortes. É necessário ter foco, missão, visão no planejamento para obter sucesso.

2. ETAPA 1

2.1PLANEJAMENTO
O planejamento tem como função administrar o futuro de uma empresa, prevendo e analisando as formas alternativas da ação para superar as dificuldades para alcançar objetivos desejados e se precaver quanto a sucessos e a possíveis fracassos.
Portanto é importante asfunções básicas do administrador: planejar, organizar, controlar, definir coordenar e comandar.
Podemos dizer que a primeira função administrativa :
e o planejamentos pois determina a antecipação dos objetivos e realiza planos para atingi-los com eficiência. O papel do planejamento é substitui a ação reativa do passado por uma ação proativa do futuro.

Existem 3(três) tipos deplanejamento: ESTRATÉGICO/TÁTICO /OPERACIONAL

2.2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: Tem longa abrangência e visa um objetivo grande. Envolve a ação de muitas pessoas para atingir o objetivo final.
O processo de planejamento estratégico consiste em estruturar e esclarecer a visão dos caminhos que a organização deve seguir e os objetivos que deve alcançar
Um processo sistemático de planejamento estratégico é umasequencia de análise e decisões que compreende as principais etapas :
Análise da situação estratégica perante a organização: Onde estamos e como chegamos aqui?
Análise externa: quais são as ameaças e as oportunidades do ambiente presente e futuro? Análise interna : quais são os pontos fortes e os pontos fracos?
Definição do plano estratégico : Para onde devemos ir e o que devemos fazer parachegar lá?
.
2.3 PLANEJAMENTO TÁTICO:Tem uma abrangência um pouco maior e um prazo mais longo envolvendo outras pessoas e várias ações para alcançar um fim específico.
É elaborado em cada departamento do nível intermediário que se preocupa em atingir os objetivos departamentais. É projetado a médio prazo, se encontra no nível intermediário da organização e esta ligado aos recursosespecíficos da organização.

2.4 PLANEJAMENTO OPERACIONAL: Tem como referencia tarefas realizadas no âmbito da própria empresa, envolvendo se à cada tarefa ou atividade isoladamente, contudo se preocupa com o alcance de metas específicas e sua projeção a curto prazo, lida diretamente com a rotina diária, semanal ou mensal e esta voltado para a eficiência.

2.5 Considerações Finais...
tracking img