Processos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional. De modo particular investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, eficiência e eficácia, entre outrostemas que afetam os indivíduos e as equipes organizacionais.
A eficiência e eficácia são conceitos considerados iguais para a maioria das pessoas, mas possuem significados completamente distintos. É através dessas definições que podemos concluir se uma determinada organização está desempenhando seu papel com sucesso.
A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, enquanto aeficácia se refere ao resultado da mesma. Uma atividade pode ser desempenhada com eficácia, porém sem eficiência e vice-versa. Uma organização consegue atingir plenamente seus objetivos quando as tarefas que a mesma tem que desempenhar é realizado com eficácia e com eficiência, fazer a coisa certa de forma certa é a melhor definição de trabalho eficiente e eficaz.
Os líderes têm, nos estudosproporcionados pelo Comportamento Organizacional, poderosas ferramentas em face da complexidade gerada pela diversidade, globalização, qualidade total e as contínuas mudanças ocasionadas pelas alterações rápidas em vários segmentos da sociedade.
O Comportamento Organizacional está se estabelecendo firmemente como um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa.
Embora osestudos de comportamento humano no trabalho sejam sistemáticos e rigorosos, é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de Comportamento Organizacional leva em conta uma estrutura contingencial considerando variáveis situacionais para entender as relações de causa e efeito. Assim, caso por caso, são examinadas as variáveis relacionadas como o ambiente, tecnologia, personalidade ecultura.




Capítulo l

DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano com o propósito é explicar, prever e controlar o comportamento do individuo na empresa.
Explicar: identificando as causas e razoes que determinaram fatos ou acontecimentos.
Prever: está relacionado a resultados futuros na organizaçãoControlar o comportamento do individuo, mesmo sendo controverso é fundamental na organização.
CO é uma área da administração que tem como objetivo avaliar o impacto que os indivíduos possuem em uma empresa.
Os principais objetivos do CO são:
- Aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos na empresa;
- Administrar a diversidades da força de trabalho;
- Responder a globalização,aprendendo a trabalhar com diferentes culturas;
- Fortalecimento de pessoas;
- Estimulando a inovação e a mudança.
Pois com isso as organizações estão preparadas para a competitividade e estabilidade no mercado. O estudo do comportamento organizacional oferece muitas idéias e técnicas para estimular a criatividade e a tolerância a mudanças, para realização de todos os objetivos.
Desafioimportante no comportamento organizacional é motivar trabalhadores e manter a competitividade global das organizações.
Os campos do comportamento organizacional, munido de estudos e pesquisas, proporcionam a gestores um conjunto de ferramentas não apenas eficazes para o alcance de resultados nas organizações, como também para o desenvolvimento e satisfação no trabalho por parte das pessoas. Aspectos comopercepção, atitudes, valores, diversidade, estruturas e processos de grupos tornam-se essenciais para um modelo de gestão que transceda as maiores expectativas. Preparar as pessoas e as organizações para os desafios do futuro e o crescimento no mercado, exige um contínuo repensar e aprender de novas formas de comportamento de todos os participantes. Conhecer pessoas, processos de grupo,...
tracking img