Resumo logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3830 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
Projetos de redes de operações produtivas. Em nível estratégico, o gerente de produção está envolvido em projetar a forma e a configuração da rede na qual a operação será inserida. Por que considerer toda a rede? Ajuda a empresa a compreender como pode competir efetivamente; Ajuda a identificar ligações entre nós especialmente significativas na rede; Ajuda a empresa a focalizar umaperspectiva de longo prazo na rede. Razões para considerar toda a rede:Compreendendo a competitividade: conhecer a rede contribui para aumentar vantagens competitivas como: reduzir custos, minimizar falhas, reprogramar processos de produção, aumentar a lucratividade. Identificando ligações significativas na rede: A identificação das partes da rede contribuem para os objetivos de desempenhovalorizados pelos consumidores finais. Foco em uma perspectiva de longo prazo: há ocasiões em que circunstâncias tornam algumas partes da rede de suprimentos mais fracas do que seus elos adjacentes. Uma perspectiva de longo prazo seria avaliar as vantagens relativas a serem obtidas ajudando ou substituindo o elo fraco. Decisões de projetos de rede: 1. “Qual parte da rede a operação produtiva deveriapossuir? Deveria possuir algum de seus fornecedores?” A operação do shopping center pode escolher empregar seu próprio pessoal de segurança em vez de comprar seviços de uma empresa especializada; Esta é uma decisão de integração vertical da organização. 2 . “Onde deve ser localizada cada operação da parte da rede pertencente à empresa?” Se a empresa construir uma nova fábrica, esta deve estarpróxima de seus fornecedores ou próximos de seus clientes ou em algum lugar entre eles.Estas decisões são denominadas de decisão de localização das operações produtivas. 3. “Que capacidade de produção deve ter cada operação da parte da rede pertencente à Empresa ao longo do tempo ? ” Que tamanho deve ter a fábrica? Se precisar expandir-se, deverá fazê-lo em pequenos ou grandes incrementos de capacidade?Tem mais ou menos capacidade produtiva do que a demanda prevista? Estas decisões são chamadas de decisões de gestão de capacidade produitva a longo prazo.
Integração Vertical: é o grau e a extensão de propriedade que uma organização tem da rede da qual faz parte. Em nível estratégico: adquirir fornecedores e\ou clientes. Em nível de produtos ou serviços individuais: produção de um componenteindividual específico ou se compra-o de um fornecedor. 1) Direção da integração vertical: integração vertical a montante (upstream) ou para trás.: estratégia de expansão do lado do fornecimento. Usada para obter vantagens de custo ou para prevenir que os concorrentes ganhem controle sobre fornecedores importantes, movimento estratégico defensivo. integração vertical a jusante (downstream) ou parafrente: estratégia de expansão do lado da demanda. Usada para obter vantagens de custo ou para prevenir que os concorrentes ganhem controle sobre fornecedores importantes, movimento estratégico ofensivo.2) Amplitude da integração vertical: organização pode ter um pequeno grau de amplitude ou até um grande grau de amplitude.
3) Equilibrio entre as etapas: É o nível da capacidade de cada etapa narede que é dedicado a fornecer a etapa seguinte. Integração vertical afeta a qualidade: Os problemas de qualidade são mais fáceis de rastrear através de operações “internas à empresa” do que através de fornecedores externos. Integração vertical afeta a rapidez: pode significar uma sincronização mais próxima de programações, o que acelera a passagem de materiais e informações ao longo da rede.Integração vertical afeta a confiabilidade: melhor comunicação ao longo de uma rede verticalmente integrada contribui para melhor previsões. Ex: entregas mais realistas. Integração vertical afeta os custos: pode proporcionar o potencial para compartilhamento de alguns custos, como pesquisa e desenvolvimento ou logística. Integração vertical afeta a flexibilidade: fornece o potencial para guiar...
tracking img