Processos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2861 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SEJA UM GERENTE DE RH EM SUA EMPRESA, E CONSTRUA UMA SOLUÇÃO EFICAZ.



John Claus Bauler


Professor-Tutor Externo: Santos, Ricardo dos.

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso Processos Gerenciais (EMD-136) – Prática do Módulo I
07/06/11



RESUMO


Um conceituado grupo acaba de adquirir cinco empresas no estado de SC, com segmentos de atuação distintos.Como cláusula do contrato, a obrigação em assumir de forma imediata a gestão das empresas. Sendo assim, na condição de gerente de RH, registramos neste artigo, o processo de seleção de dois gerentes para administrarem às empresas adquiridas, analisando o seu histórico, as habilidades técnicas, as competências de comportamento e conceituais necessárias entre os candidatos. Por esse e outros motivos,para o recrutamento e seleção dos candidatos deve ser montado um perfil da vaga para que possa atender melhor a necessidade da empresa. Selecionados os candidatos, identificamos os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades dos mesmos. Para concluir apresentamos os desafios que os escolhidos terão pela frente, ao assumir o cargo pretendido.


Palavras-chave: Habilidades técnicas.Competências de Comportamento. Seleção de Candidatos.



1 INTRODUÇÃO



Lançado o desafio de selecionar duas pessoas que vão gerenciar cinco empresas adquiridas pelo grupo, começamos a identificar um breve histórico das empresas, como segmento, quantidade de funcionários, faturamento.


Na seqüência começamos o processo de seleção dos candidatos em duas etapas. A primeira etapa paraavaliar as habilidades técnicas e a segunda para analisar as características de comportamento.


Após as etapas de seleção, dos quinze candidatos, escolhemos dois. Levantamos os pontos fortes, fracos, as oportunidades e ameaças, que estes candidatos oferecem ao grupo.

2 APRESENTAÇÃO DAS EMPRESAS


2.1 CREMER

A Cremer S.A foi fundada no dia 30 de março de 1935, pelo imigrantealemão Werner Siegfried. Ela explora a indústria e o comércio de produtos para a saúde, adesivos industriais e, por meio da subsidiária integral Plásticos Cremer, de peças plásticas.


O principal setor de atuação da companhia é o mercado de produtos para a saúde, no qual figura como fornecedora de produtos para cuidados com a saúde nas áreas de primeiros socorros, cirurgia, tratamento ehigiene. Seus principais clientes são a Whirlpool, Brascol, Cirúrgica Mafra, Prefeituras do Rio de Janeiro, Betim e Recife, entre outros.


A Cremer tem como valores, a qualidade, inovação colaborativa, cuidados com a saúde e pessoas competentes, comprometidas e motivadas. A visão da Cremer é a busca constante por viver mais e melhor que os desafia a criar novas soluções para os cuidadoscom a saúde humana. E para está visão concretizar-se, seguem a missão que consiste em proteger a vida, ser referência em produtos que facilitem e aperfeiçoem os cuidados com a saúde nas áreas de primeiros socorros, cirurgia, tratamento e higiene para uso profissional e doméstico.


A Cremer e a Plásticos Cremer contam com três unidades fabris em Blumenau (uma de produtos têxteis, uma deadesivos e uma de plásticos) e nove centros de distribuição em diferentes estados do Brasil, onde contam hoje com 2192 funcionários e com um faturamento anual de aproximadamente R$ 381.000.000,00 (Trezentos e Oitenta e Um Milhões de Reais).


Com está estrutura a Cremer possui varias vantagens competitivas, onde podemos citar sólida posição de mercado com escala e cobertura nacional,negócio integrado baseado em sistemas de informação de ponta, base de clientes ampla e diversificada, reputação e reconhecimento da marca, equipe altamente motivada e experiente e forte geração de fluxo de caixa.


A Cremer é uma empresa que concilia desenvolvimento com preservação do meio ambiente. Como exemplo, podemos mencionar, as estações de tratamento de efluentes nas unidades Têxtil...
tracking img