Processos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

O ambiente internacional em seus diversos aspectos vem se modificando e tornando-se mais competitivo e exigente. As empresas, em respostas as novas exigências ambientais, estão passando por mudanças profundas, e como não poderia de deixar de acontecerem, os processos de mudanças têm impactado a economia e as empresas de forma geral.
Nesse intenso movimento de mudanças, oprocesso de Gestão Empresarial passa por novos desafios e os gestores passam a trabalhar com novos modelos de decisão. As preocupações de certa forma sempre existiram, todavia o ambiente as tornou mais agudas e o estágio atual de avanço tecnológico tem propiciado o desenvolvimento de instrumentos e métodos operacionais mais eficientes.
Neste trabalho apresentaremos uma visão geral sobre estratégiaempresarial e sua importância para o mundo dos negócios.


2. Desenvolvimento

Processos Gerenciais

Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos e competências organizacionais para alcançar determinados objetivos com eficiência e eficácia, por intermédio de um arranjo convergente.
As empresas representam um tipo de organização: a organizaçãofocada no lucro.
O Administrador trabalha em diversas estruturas dentro de uma organização e é responsável pelo planejamento de estratégias, pelo gerenciamento do dia-a-dia da companhia e pela gestão de recursos financeiros, materiais e humanos. Existem quatro áreas básicas de atuação do Administrador: Finanças, Produção, Marketing e Recursos Humanos, porém o mercado abrange várias áreas doconhecimento.
O ambiente de uma organização é composto de forças e instituições externas a ela que pode afetar o seu desempenho. O ambiente normalmente inclui fornecedores, clientes, concorrentes, sindicados, organismos governamentais regulamentares e grupos de interesses especiais. O ambiente de cada organização é diferente. Em qualquer momento o seu caráter preciso depende do “nicho” que empresademarcou para si mesma em relação à gama de produtos ou serviços que oferecem e os mercados a que atende.
O ambiente externo da empresa compõe-se de um conjunto de entidades que, direta ou indiretamente, impactam ou são impactados por sua atuação. Esses impactos ocorrem tanto por um processo de troca de produtos/recursos, dinheiro, informação, tecnologia, quanto pela influência dessas entidades sobrevariáveis políticas, sociais, econômicas, ecológicas, regulatórias, etc.
O ambiente remoto de uma empresa compõe-se de entidades que, embora possam não se relacionar diretamente com ela, possuem autoridade, domínio ou influência suficiente para definir variáveis conjunturais, regulamentares e outras condicionantes da sua atuação. Exemplos dessas entidades são: governos, entidades regulatórias efiscalizadoras, entidade de classe, associações empresariais, entidades de outros segmentos, governos de outros países.
O conceito moderno de estratégia nos leva a pensar que, no momento da formulação de estratégias, não é possível enumerar todas as possibilidades de projetos que serão identificadas. Portanto, a formulação de estratégias deve basear-se em informações bastante agregadas,incompletas e incertas a respeito de classes de alternativas. Estratégia é um conceito fugaz e um tanto abstrato. Sua formulação tipicamente não produz qualquer ação produtiva concreta imediata na empresa. Acima de tudo, é um processo dispendioso, tanto em termos de dinheiro quanto do tempo da administração. A estratégica do enfoque tem duas variantes: enfoque no custo, uma empresa procura uma vantagem decusto em seu segmento-alvo e enfoque na diferenciação, uma empresa busca a diferenciação em seu segmento-alvo.
Estratégia refere-se aos planos da alta administração para alcançar resultados consistentes com a missão e os objetivos gerais da organização. Pode-se encarar estratégia a partir de três pontos de vantagem: 1) A formulação da estratégia (desenvolvimento da estratégia); 2) Implementação...
tracking img