Processos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro de Educação a Distância

Desafio de Aprendizagem

Processos Gerenciais

/ S.P
2011

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Professor EAD: Professor Tutor Presencial:

Professor Tutor a Distância:

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento eatribuição de nota da disciplina Processos Gerenciais.

/S.P
2011
ETAPA Nº1

1. INTRODUÇÃO

Estamos vivendo em um mundo vasto de organizações, onde se tem vários tipos e fins como, organizações governamentais, organizações não-governamentais, indústrias, bancos, comércios, onde essas podem se apresentar de varias maneiras sejam elas grandes, pequenas, microempresas. Para quecresçam e rendem lucros não dependem da sorte, mas sim de um planejamento bem sucedido, estratégias e sempre buscar incansavelmente objetivos para que cheguem a resultados cada vez melhores.

Tudo isso para que aconteça não depende só dos produtos e serviços por elas prestados e executados, mas acima de tudo de uma boa Administração. Esse é o caminho para que as organizações alcanceêxito em seus resultados.

Assim, a Administração faz com que as organizações alcance por meio do processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos e competências a determinação dos seus objetivos com eficiência e eficácia.

2. Administrar bem para alcançar os objetivos organizacionais com eficácia

2.1 Fundamentos da Administração e ContextoOrganizacional

[pic]

2.2 Processo Administrativo: Planejamento
(PLT 302 – ADMINISTRAÇÃO IDALBERTO CHIAVENATO).

As empresas não agem de improvisações e nem querem depender da sorte ou do acaso, tudo nelas é cuidadosamente planejado para que possa ser feito da melhor maneira possível. O planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para asdemais funções, como organização, direção e controle. No fundo o planejamento lida com o futuro, começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los com eficiência e eficácia.

O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando, como e em qual seqüência. O planejamento é elaborado de meios diferentes nos vários níveisorganizacionais. Em razão disso existe uma hierarquia de planos. Há três níveis distintos de planejamento:

Planejamento Estratégico: É projetado no longo prazo, está voltado para as relações entre empresa e seu ambiente de tarefas e envolve a empresa como uma totalidade.

Planejamento Tático: É projetado para o futuro próximo ou atividades atuais da empresa em nível de departamentos e estárelacionado com o controle e interação das operações atuais da empresa, focalizando a locação de recursos.

Planejamento Operacional: Envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetidos a um processo reducionista típico da abordagem de sistema fechado. É montado na base de processos programáveis e com técnicas computacionais. Preocupa-se basicamente com o que fazer ecomo fazer, e está voltado para a otimização e a maximização de resultados.

Definição de planejamento: (Maximiano)

Segundo Maximiano o Planejamento tem como principais conceitos: definir objetivos ou resultados a serem alcançados, definir meios para possibilitar a realização de resultados, definir o tempo para mudanças na realidade organizacional e definir como deve ser a tomada dedecisão, pensando no futuro, reduzindo assim a incerteza do cenário em que a organização poderá encontrar-se, complementando segundo cita Robbins no livro O Processo Administrativo é nessa fase que se iniciam também as estratégias; As atitudes proativas e reativa, são diretamente relacionadas com o planejamento, estas são definidoras de como a organização será afetada pelos eventos ocorridos; Uma é...
tracking img