Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ensaio sobre política e educação
(Jefersson de Campos)

Devemos concordar que não é raro ouvimos que “lugarde estudante é na sala de aula e não na rua, fazendo passeata” como o que aconteceu no governo Collor de Melo. Ou ouvimos “estudante estuda, não faz política”, mas é claro que ouvimos o contrário. “Osestudantes estão alienados, não se interessam por política”. Esse trecho retirado do Livro “Convite a Filosofia” da intelectual brasileira Marilena Chauí, servira como uma das bases das minhasfuturas analises.

Deixarei uma pergunta no ar: Qual é o verdadeiro lugar para o estudante? Na sala de aula ou na rua fazendo passeata? Copiar e ouvir explicações de professores ou brigar pelos seusdireitos como cidadãos?

Primeiramente devemos olhar calmamente e criticamente para o corpo discente do nosso enorme pais, como disse certa vez o ilustre filosofo suíço Jean Jacques Rousseau, a criançanasce pura e a nossa sociedade a corrompe. A sociedade faz com que os adolescentes saiam das salas de aulas e sigam em direção a política, mas de qual política estamos falando?
Você caro leitordeve estar respondendo: Mas é claro que estamos falando da política dos três poderes, nos qual elegemos as pessoas que lutaram pelos nossos desejos.
Mas posso muito bem estar me referindo a outraspolíticas: O grêmio estudantil se enquadraria perfeitamente nessa discussão, mas todos nos sabemos que atualmente a política escolar do grêmio estudantil vem perdendo espaço.
As idéias de políticaestudadas e fundamentadas nos primórdios da filosofia e da sociedade foram totalmente distorcidas, pois hoje eleição é negocio, antes era uma coisa democrática, votar era exercer a cidadania, hoje é comoir comprar um pacote de arroz em um mercado qualquer. Tenho uma leve impressão que atualmente não se investe em educação por causa da eleição, pois o povo não desenvolvendo seu senso critico é...
tracking img