Processos emocionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia – Processos Emocionais

2011/2012


1- Diz em que consiste o quociente emocional.
O Q.E (quociente emocional) distingue-se dos Q.I (quociente inteligência) embora estas estejaminterdependentes e complementarem-se entre a dimensão emocional e cognitiva.
* Esta inteligência emocional mede-se, apesar de não ser rigorosa, através de uma avaliação que verifica a facilidade deintegração, relacionamento com os outros e a capacidade de adaptação as mudanças no meio em que vive.

2- Aponta e explica três das várias sugestões para controlar as emoções.
As empresas têmvindo a valorizar bastante a inteligência emocional, para tal deveremos saber fazer uma gestão de emoções. Goleman e outros autores apresentaram um conjunto de soluções. Por exemplo o autocontrolo, aempatia e gestão dos relacionamentos pessoais.
Passo a explicar cada uma delas:
* O autocontrolo – É a capacidade de gerir o nosso estado interior, ou seja, as emoções, dirigindo para umcomportamento adequado a situação.
* A empatia – Deve-se ter conhecimento das emoções, sentimentos, necessidades e preocupações de modo a organizar e assim compreender os outros.
* Gestão dosrelacionamentos pessoais – É a aptidão e facilidade de relacionamentos, quer seja em resolução de conflitos quer seja em situações do dia-a-dia como negociações ou então uma simples coesão de grupo.

3-A motivação está na base do comportamento humano. Justifique esta afirmação.
Grande parte dos comportamentos humanos são motivados. Essas motivações têm diferentes tipos e origens mas sempre com umobjectivo e no final realizar uma necessidade. Por exemplo, quando um pássaro persegue uma minhoca tem como objectivo satisfazer a fome. Quando tem a finalidade de cumprir um objectivo estes chamam-secomportamentos motivados. Este comportamento deve-se a um conjunto de impulsos, resultado a um estado de carência e necessidade. Como está representado no gráfico 1 o ciclo motivacional é produto de...
tracking img