Processos decisorios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO – UFOP

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB

CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA – CEAD

Disciplina: EAD319 – PROCESSOS DECISORIAIS

Professor:Wellington Tavares



ATIVIDADE 1 – Escolhas e Racionalidade
1. Escreva o que é “Racionalidade”, de acordo com o texto (mas com suas palavras).
A racionalidade é o resultado da maneira que se faz pararesolver problemas. Ato de uma operação mental de uma decisão a ser tomada que consiste em estabelecer relações entre elementos dados.
Nesse caso, os atos racionais elevam sua estima ou desejos,dadas determinadas crenças. Colocando de outra maneira, a racionalidade precisa que crenças, desejos e ações se relacionem de uma forma particular para que possamos agir com racionalidade.
2. Sobre a“Racionalidade Instrumental”, responda:
a) O que é?
É a habilidade racional onde é recebida por cada agente humano. Podemos dizer que é um grau de propriedade com que se atingem alguns fins, estandoassim, construída no cálculo e na relação custo e benefício.
b) Qual sua relação com os contratos que as partes celebram entre si?
Sua relação tem a ver com a flexibilidade das teorias da escolharacional, permitindo aos teóricos descobrir os efeitos que a adoção de instituições e normas pelos agentes racionais tem sobre esses contratos.
3. Sobre a vida em sociedade, explique qual é arelação existente entre: razão, desejos e bem comum/público, de acordo com as ideias de Aristóteles apontadas no texto.
Com base no próprio relato de Aristóteles ele aprova no fato de que nós, como animaispolíticos, sustenta a igualdade da natureza humana, a par de diferenças de personalidade.
4. Na sua visão, qual a importância de se compreender a 'racionalidade" para a tomada de decisão nasorganizações?
Sua importância é a possibilidade tanto de domínio de fatores incontroláveis como de eliminação de riscos e incertezas no processo decisório, como a racionalidade no comando, controle,...
tracking img