Processos biologicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 1 - Meiose é o nome dado ao processo de divisão celular através do qual uma célula tem o seu número de cromossomos reduzido pela metade. A meiose permite a recombinação gênica, de tal forma que cada célula diplóide é capaz de formar quatro células haplóides (três no caso da oogênese) geneticamente diferentes entre si. Isso explica a variabilidade das espécies de reprodução sexuada. Ameiose conduz à redução do número dos cromossomos à metade. A primeira divisão é a mais complexa, sendo designada divisão de redução. É durante esta divisão que ocorre a redução à metade do número de cromossomos. Na primeira fase, os cromossomos emparelham-se e trocam material genético (entrecruzamento ou crossing-over), antes de separar-se em duas células filhas. Cada um dos núcleos destas célulasfilhas tem só metade do número original de cromossomos. Os dois núcleos resultantes dividem-se na Meiose II (ou Divisão II da Meiose), formando quatro células (três células no caso da oogênese). Qualquer das divisões ocorre em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. por meiose originam-se 4 células filhas com informação genetica distinta e com metade do numero de cromossomas daespecie, neste caso 23 cromossomas.
Questão 2 - Genótipo – constituição genética de um individuo que em interação com o meio ambiente determina suas características . Fenótipo - características ou conjuntos de características físicas ,fisiológicas ou comportamentais de um ser vivo. Cromossomos Homólogos → Cada membro de um par de cromossomos geneticamente equivalentes, presentes em uma céluladiploide, apresentando a mesma sequência de lócus gênico. Homozigótico → Indivíduo em que os dois genes alelos são idênticos. Heterozigóticos → Indivíduos em que os dois alelos de um gene são diferentes entre si. Dominância → Propriedade de um alelo (dominante) de produzir o mesmo fenótipo tanto em condição homozigótica quanto heterozigótica. Segregação dos Alelos → Separação dos alelos de cada gene queocorre com a separação dos cromossomos homólogos durante a meiose. Herança Quantitativa (Poligênica) → Tipo de herança biológica em que uma característica é codificada por dois ou mais genes, cujos alelos exercem efeitos cumulativos sobre a intensidade da característica (peso, altura, pigmentação da pele).
Questão 3 - 1- Quais são as características da membrana P que favorecem as suas funções,e para que servem? Mosaico fluido, permeabilidade seletiva, separa o meio extra do intra celular , bi camada lipídica e proteínas imerças, anfipáticas (moléculas polares e apolares). Em termos de estrutura o que compõe a membrana plasmática : Bicamada fosfolipídica e proteínas. A passagem aleatória de partículas sempre ocorre de um local de maior concentração para outro de concentração menor (afavor do gradiente de concentração). Isso se dá até que a distribuição das partículas seja uniforme. A partir do momento em que o equilíbrio for atingido, as trocas de substâncias entre dois meios tornam-se proporcionais. Ex : Transporte Ativo: os íons sódio e potássio atravessam a membrana plasmática contra o gradiente de concentração (do meio menos concentrado para o mais concentrado), através deum transporte ativo. ( Bomba de sódio e potássio ) transporte Passivo: Ocorre sempre a favor do gradiente, no sentido de igualar as concentrações nas duas faces da membrana. Não envolve gasto de energia ( Osmose , difusão simples e difusão facilitada ). Fagocitose : A fagocitose é o processo de alimentação da célula , representa um mecanismo de defesa , englobando e destruindo as partículasestranhas. É feita por células especializadas na defesa do organismo: os neutrófilos e macrófagos. A digestão celular ocorre dentro da célula , sendo por : heterofagia e autofagia ( renovação da célula)
Questão 10 - O ciclo de Krebs - corresponde a uma série de reações químicas que ocorrem na vida da célula e seu metabolismo. O ciclo é executado na matriz da mitocôndria dos eucariontes e no...
tracking img