Processos administrativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
A administração é um fator variável, sofre um processo de mutação constante, isso para se adaptar, enquadrar, à necessidade não só dos nossos dias, como também para os dias vindouros. Antigamente a administração se enquadrava perfeitamente a época, mas hoje seria totalmente inadequado, pois estamos em uma nova era, vivenciados outro quadro social, pode-se assim dizer, um suicídiopremeditado. O que é tido certo, hoje, daqui a um mês já pode estar errado essa nova era está repleta de trabalhadores esperando oportunidade de demonstrar as suas habilidades e quem não estiver preparado para essa competição será “pisoteado” pelos demais.
A empresa é o retrato de seu líder, ou seja, é o reflexo de suas ações. Se o líder for organizado, for criativo a empresa também será, aempresa depende diretamente de seus líderes e para uma empresa permanecer viva deve estar em crescimento permanente. O que normalmente impede as empresas de crescer são os hábitos e costumes de seus líderes, o que certamente ocasionará a “morte” da empresa.
Abordaremos nesse trabalho a principio entendendo a ênfase a preocupação e a teoria da administração. Mas o foco maior será sobre a história de umaempresa de cana-de-açúcar, desde sua fundação, a maneira como essa empresa contribui para as cinco variáveis - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia.
Como uma empresa que estava quase na falência conseguiu dar a volta por cima, depois de um pedido de recuperação judicial, o que contribuiu pra que se chegasse a essa crise, qual foi o impacto econômico causado e como foi elaboradoprocesso administrativo: o planejamento, a organização, a direção e o controle. E por fim veremos que depois de superada a crise, quais são as expectativas para o futuro e como se preparar para não passar por outra, como os administradores pretendem fazer para manter a uma gestão de competências.




2 DESENVOLVIMENTO
A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com aadministração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista. A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional.
A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dosSistemas, sendo completada pela teoria da contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. Cada uma dessas cinco variáveis - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia - provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cincovariáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais.
Para que uma empresa alcançasse o objetivo de produção atual vamos falar um pouco da história dela, afinal foi necessário contar com alguns fatores e atitudes que influenciaram direto ou indiretamente no modo de gestão e administração.
A Usina Santa Helena de Açúcar e Álcool S\A., foi fundada em 17 de Dezembro de 1964 pelo seuproprietário o Senhor Mounir Naoum, ao longo de sua história a empresa passou por autos e baixos momentos, mas a maior crise aconteceu em 2008 quando a empresa não conseguia saldar suas dividas e os credores não vendiam mais por falta de pagamento devido a uma má administração. Houve vários processos trabalhistas e ações sofridas, os funcionários recebiam seus salários parcelados os prestadores deserviços também recebiam do mesmo modo.
Essa crise foi sentida pela cidade inteira afinal a empresa é responsável por empregar quase toda a população seja com seus efetivos ou com safristas além dos prestadores de serviços e seus funcionários. A empresa também sofria com os arrendatários de terra, pois a mesma necessitava pagar o arrendo se não perderia as terras e conseqüentemente a produção...
tracking img