Processo historico brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO 01

Desde os anos 1940, algumas empresas já contavam com a atuação profissional de assistentes sociais, porem somente no final dos anos de 1970 e inicio dos anos de 1980, houve um crescimento significativo desse campo de atuação profissional, devido à contribuição de tendências teórico-metodológicas do Serviço Social do trabalho aliada ao cenário sócio-economico-politico brasileiro,favorecendo a abertura de campo de ação profissional para o Serviço Social na empresa.
A década de 1980 foi caracterizada por um período de avanços em relação ao mercado de trabalho. Já nos anos de 1990 foi marcado por alterações efetivas na prática dos assistentes sociais no universo empresarial, em decorrência das transformações ocorridas a partir da reestruturação produtiva não havendo evoluçãono sentido de abertura ou ampliação desse mercado.
Nesta década, a sociedade brasileira, apresentou intensas mudanças nos rumos da política econômica, afetando consideravelmente as relações sociais do trabalho. Surge então o novo paradigma de produção industrial, a automação flexível, o que exige níveis de maior qualificação para a produção, ou seja, um trabalhador capacitado para apolivalência, a multinacionalidade e comprometido com a organização.
Na busca de qualidade, estabelecem novos perfis para o gerenciamento de seus recursos humanos com o objetivo de favorecer o envolvimento dos trabalhadores com as metas da organização com a qual fazem parte: desenvolver capacidades e habilidades necessárias ao posto de trabalho, treinar, reeducar o empregado, proporcionar reconhecimento,gerar satisfação e estabelecer a remuneração a partir da geração dos resultados.
Nesse novo contexto, o Serviço Social vem assumindo papel de assessor na questão relacionada à administração de pessoal, à integração dos trabalhadores aos novos requisitos da produção, à modernização das relações, ao tratamento das questões sociais/interpessoais que afetam o cotidiano dos trabalhadores.
Assim, essemomento histórico passou a imprimir novas posturas profissionais aos assistentes sociais nas empresas exigindo busca por qualificação, sintonia com os processos de mudanças, resultados efetivos das demandas postas e atenção sistemática em um mundo cada vez mais globalizado.
O perfil requerido do assistente social passa a ser: visão generalista, interdisciplinaridade, ação estratégica, buscaconstante em atualização e motivação do pessoal; capacidade integradora e habilidade para negociar. Sendo fundamental que o profissional tenha capacidade para se manter informado sobre as realidades social, econômica e política que o cerca e inserir a organização em que atua dentro dessa conjuntura. Entender e considerar o meio externo para propor planos e obter sucesso, de permanecer ligado aos processosde mudanças, acompanhar a evolução, ser capaz de interpretar os fenômenos sociais e buscar auto-geração de competências e obtenção de novos conhecimentos. Passando a haver a preocupação da empresa em organizar uma estrutura de Recursos Humanos que valoriza as pessoas, ou seja, o seu corpo sócio funcional, é outra característica advinda dos processos de mudanças vivenciadas pelas empresas nadécada de 1990.
Dessa forma entende-se que esses profissionais receberam influências distintas de formação acadêmica, não só em função da época, do ensino pedagógico e a relação estabelecida com o desenvolvimento da prática, mas também pelo cenário sócio-histórico do país. Essas influências refletem de maneira peculiar na forma de pensar e agir do profissional.
O Serviço Social na Fundação CásperLíbero, está inserido em duas áreas, são elas: Grupo de Cidadania Empresarial responsável pelo desenvolvimento de projetos voltados para a responsabilidade social e o Serviço Social responsável pela administração de benefícios oferecidos aos funcionários.
As principais atividades desenvolvidas do Serviço Social:
⎫       Treinamento e desenvolvimento programas de integração de funcionários,...
tracking img