Processo gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de filosofia — Presentation Transcript

1. Estética Antiguidade e Contemporaneidade Alunos: Bárbara Ferreira Denner Sampaio Josimar Santana Natiely Dias Viviane Almeida Welington Ramos Série: 3º ano ‘A’
2. O QUE É FILOSOFIA ? Á primeira vista, entendemos a filosofia como algo enigmático, profundamente abstrato e distante da realidade. Essa visão da filosofia decorre doscomplexos trabalhos de pensadores que, ao longo da história, refletiram e buscaram diferentes respostas sobre questões que continuamente fazemos ao longo de nossa existência. Indagações sobre o conhecimento, sobre os valores, sobre a natureza, sobre a beleza, sobre o homem.
3. A complexidade da filosofia está na enigmática e surpreendente aventura de idéias que nos identifica e nos diferencia deoutros seres. Portanto, a filosofia está presente na ciência, na arte, no mito, na religião, no cotidiano. Embora possamos afirmar que a filosofia esteja presente nas diversas manifestações do humano, ela não se confunde com nenhuma dessas formas de conhecimentos específicos, mas as fundamenta. Essa busca de fundamentos faz da história da filosofia uma história sem fim, porque diz respeito a todosem todas as épocas.
4. Estética Estética é a área da filosofia que estuda racionalmente o belo - aquilo que desperta a emoção estética por meio da contemplação - e o sentimento que ele suscita nos homens. A palavra estética vem do grego aesthesis, que significa conhecimento . Embora a expressão "estética" tenha uso recente para designar essa área filosófica, ela já era abordada soboutros nomes desde a Antiguidade. Entre os gregos usava-se freqüentemente o termo poética (poeisis) - criação, fabricação -, que era aplicado à poesia e a outras artes.
5. História da Estética A Estética surge na Grécia antiga como disciplina da filosofia que estuda as formas de manifestação da beleza natural ou artística.
6. A principal característica dos desenhos da Idade da PedraLascada foi o naturalismo. O artista pintava os seres, um animal, por exemplo, do modo como o via de uma determinada perspectiva, reproduzindo a natureza tal qual a sua vista captava. Surgiram os primeiros trabalhos em escultura que foram as estatuetas femininas como por exemplo a Vénus de Laussel e a Vénus de Willendorf. Estas vénus apresentavam uma deformação adiposa conhecida por “esteatopigia”, ouseja, as partes do corpo relacionadas com a fecundidade estão exageradamente desenvolvidas. Estas vénus paleolíticas acentuavam os sinais de gravidez, em que o artesão pretendia assegurar não só a fertilidade da sua companheira como também demonstrava uma preocupação com a continuidade da espécie. Estas pequenas esculturas não exaltavam apenas a mulher mas constituíam uma homenagem à maternidade,testemunhando um aspecto cultural que era comum a toda a Europa: o culto da fecundidade feminina. Pré-História
7. Idade Média O pensamento Grego que consistia no equilíbrio, na unidade entre o sujeito e o objeto, não só autorizava como solicitava uma estética, mas esta filosofia foi substituída pela ascensão do pensamento Cristão. Segundo o ideal Cristão era preciso “matar” tudo o que erasensível e sensual no Homem. Os líderes religiosos manifestavam a sua indignação contra o uso de adornos ou maquiagem, que era encarada como uma força maléfica e sinal de impureza. As mulheres foram completamente apagadas enquanto seres sensuais. A higiene geral era praticamente nula nesta época, fator contributivo para o desenvolvimento das pestes(exemplo: Peste Bubónica).
8. RenascimentoItália foi o marco de um novo conceito de beleza, desenvolvendo também novas tendências artísticas, literárias, científicas e principalmente estéticas. O Renascimento herdou uma desconfiança fundamental do corpo, da sua natureza efêmera, dos seus apetites perigosos e das suas inúmeras fraquezas. A Europa do século XVI viria a caracterizar-se tanto por uma vaga de puritanismo e de vergonha em relação...
tracking img