Processo erosivo e fatores causadores da erosão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Universidade Federal Rural de Pernambuco
DTR - Departamento de Tecnologia Rural
EA3 - Engenharia Agrícola e Ambiental
Disciplina: Manejo e Recuperação de Áreas Degradadas por Irrigação
Profº.: Ênio Farias de França e Silva






Processo Erosivo e Fatores causadores da Erosão





Alunos:Carolina Maciel;
Derovil Santos;
Edécio Souza;
Lívia Previatello;
Lucimeire Cecília;
Vilma Valéria.



Recife, Outubro de 2010.
INTRODUÇÃO

A erosão é um processo natural de desagregação, decomposição, transporte e deposição de materiais de rochas e solos que vem agindo sobre a superfície terrestre desde os seus princípios. Contudo, a ação humana sobre o meio ambiente contribuiexageradamente para a aceleração do processo, trazendo como conseqüências, a perda de solos férteis, a poluição da água, o assoreamento dos cursos d'água e reservatórios e a degradação e redução da produtividade global dos ecossistemas terrestres e aquáticos. Entende-se por erosão o processo de desagregação e remoção de partículas do solo ou fragmentos de rocha, pela ação combinada da gravidade coma água, vento, gelo ou organismos.
O termo erosão provém do latim (erodere) e significa “corroer”. Nos estudos ligados à ciência da terra, o termo é aplicado aos processos de desgaste da superfície terrestre (solo ou rocha) pela ação da água, do vento, de queimadas, do gelo e de organismos vivos (plantas e animais), além da ação do homem (CAMAPUM DE CARVALHO et al., 2006).
De uma maneirageral, a erosão dos solos se refere ao desgaste ou desagregação da superfície de áreas de terras por fatores físicos ou mesmo químicos, geológicos ou não, com ou sem a participação ativa dos seres humanos.
O estudo e a compreensão desses fatores que integram o processo de erosão do solo e a quantificação das perdas de solo são de grande importância, pois servem de ponto de partida paraelaboração de medidas que visam a maximização do uso do solo, evitando os efeitos negativos decorrentes da desagregação, transporte e deposição de sedimentos.


CONDICIONANTES

Quando se fala em condicionantes dos processos erosivos, estamos falando dos vetores que irão desencadear esses processos.
Dentro os condicionantes, podem-se citar os fatores exógenos clima – com a atuação direta daágua das chuvas – gravidade (relevo /encostas íngremes), tipo de cobertura vegetal, erodibilidade dos solos (ou vulnerabilidade dos mesmos em sofrer erosão) e ação antrópica.


CLASSIFICAÇÃO DOS PROCESSOS EROSIVOS

Existem diversas classificações quanto ao tipo de erosão, sendo as mais comuns descritas a seguir.

← Quanto a natureza:

Erosão Geológica ou Natural:
A erosão geológicaou natural, que se manifesta como uma ocorrência normal dos processos de modificação da crosta terrestre , é reconhecível somente com o decorrer de longos períodos de atividades. Esses demorados processos são considerados benéficos, pois, com eles foram, pela ação da erosão e das geleiras, formadas inúmeras colinas suaves, planícies extensas e vales férteis.
O mal aparece quando o homem, porignorância, destrói os anteparos naturais, forçando o processo erosivo e deixando-o agir livremente.


Erosão Acelerada ou Antrópica
Processo induzido, principalmente, pela intervenção humana, causando desequilíbrio nas fases da erosão natural e sedimentação, caracterizando-se por sua rapidez e alto poder de destruição. Entre as principais destaca-se a erosão hídrica que se subdivide em:erosão laminar, sulcos, ravinas e voçorocas.

← Comum ou pelo agentes erosivos:

A erosão é classificada em quatro grandes grupos: erosão hídrica, erosão eólica, erosão glacial e erosão organogênica.

← Classificação da erosão pelos fatores ativos:

|Fator |Termo |
|1. Água...
tracking img