Ana nery

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As mulheres são a maioria da população brasileira (50,77%) e as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Freqüentam os serviços de saúde para o seu próprio atendimento mas, sobretudo,acompanhando crianças e outros familiares, pessoas idosas, com defi¬ciência, vizinhos, amigos. São também cuidadoras, não só das crianças ou outros membros da família, mas também de pessoas da vizinhançae da comunidade.

O Sistema Único de Saúde deve estar orientado e capacitado para a atenção integral à saúde da mulher, numa perspectiva que contemple a promoção da saúde, as necessidades de saúdeda população feminina, o controle de patologias mais preva¬lentes nesse grupo e a garantia do direito à saúde.
A Política de Atenção à Saúde da Mulher deverá atingir as mulheres em todos os ciclos devida, resguardadas as especifi¬cidades das diferentes faixas etárias e dos distintos grupos po¬pulacionais (mulheres negras, indígenas, residentes em áreas urbanas e rurais, residentes em locais dedifícil acesso, em si¬tuação de risco, presidiárias, de orientação homossexual, com deficiência, dentre outras).
A atenção integral à saúde da mulher refere-se ao conjunto de ações de promoção,proteção, assistência e recuperação da saúde, executadas nos diferentes níveis de atenção à saúde (da básica à alta complexidade).

Objetivos Gerais da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde daMulher

• Promover a melhoria das condições de vida e saúde das mu¬lheres brasileiras, mediante a garantia de direitos legalmente constituídos e ampliação do acesso aos meios e serviços de promoção,prevenção, assistência e recuperação da saúde em todo território brasileiro.
• Contribuir para a redução da morbidade e mortalidade femi¬nina no Brasil, especialmente por causas evitáveis, em todos osciclos de vida e nos diversos grupos populacionais, sem dis¬criminação de qualquer espécie.
• Ampliar, qualificar e humanizar a atenção integral à saúde da mulher no Sistema Único de Saúde.


A...
tracking img