Ana nery

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (612 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ana Justina Ferreira Nery, conhecida como Ana Neri, nasceu em 13 de dezembro de 1814, na vila Cachoeira do Paraguaçu, interior da Bahia. Era filha de José Ferreira de Jesus e de Luísa Maria dasVirgens. Casou-se com capitão-de-fragata Isidoro Antônio Nery. Por ser capitão-de-fragata da Marinha, Antonio Nery estava sempre no mar. Por esse motivo Ana acostumou-se a ter a casa sob suaresponsabilidade e junto com a responsabilidade de cuidar da casa, também vinha o dever de cuidar dos filhos.
E, devido um acaso do destino, Isidoro morre a bordo do brigue Três de Maio, no Maranhão, deixando Anaviúva aos 29 anos de idade e com três filhos pequenos para educar: Justiniano, Antônio Pedro e Isidoro Antônio Néri Filho. Sem perder a responsabilidade de mãe, Ana Nery sozinha, forma os doisprimeiros filhos em medicina e, o último, segue a carreira militar.
Porém durante o ano de 1865, com a formação da Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai), o Brasil luta contra o Paraguai na Guerrado Paraguai e os filhos de Ana são convocados pelo exército para lutar nas frentes de batalha. Muito sensibilizada com o fato, ela manda um ofício para o presidente da província, solicitando para simesma um trabalho na guerra, como enfermeira, alegando, basicamente, dois motivos principais: primeiro, a dor causada pela separação dos filhos e, segundo, a vontade de atenuar o sofrimento doscombatentes. Aos 51 anos de idade, e sem esperar a resposta do seu pleito, Ana Néri viaja para o Rio Grande do Sul, e lá aprende as primeiras noções de enfermagem com as irmãs de caridade de São Vicente dePaulo. No dia 13 de agosto de 1865, visando cuidar dos doentes e feridos, a baiana parte para o front de batalha, com o exército de voluntários, tornando-se a primeira mulher enfermeira do país. Devidoà sua grande coragem, desvelo, amor ao próximo, Ana Nery destaca-se pelos cuidados aos enfermos e pela organização. Logo ao chegar ao acampamento, realiza uma cirurgia na perna de um menino...
tracking img